Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Brasília, capital do rock

Terceiro dia do Paulínia Festival de Cinema exibe Rock Brasília - Era de Ouro, sobre surgimento explosivo de bandas de rock no DF

São Paulo, BR Press Publicado em 09/07/2011, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Rock Brasília - Era de Ouro</i>, do diretor Vladimir Carvalho, será exibido neste sábado, 9 - Divulgação
<i>Rock Brasília - Era de Ouro</i>, do diretor Vladimir Carvalho, será exibido neste sábado, 9 - Divulgação

(São Paulo, BR Press) - Neste sábado, 9, às 18h30, o Paulínia Festival de Cinema exibe o documentário Rock Brasília - Era de Ouro, do diretor Vladimir Carvalho. O filme retrata a história das bandas embrionárias do rock nacional, surgidas na capital federal, nos anos 70, até a consagração de vários desses grupos no cenário musical brasileiro, nos anos 80, como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

O longa-metragem compila imagens filmadas por Carvalho desde o fim dos anos 70, incluindo o episódio do show da Legião Urbana para mais de 50 mil pessoas, no estádio Mané Garrincha, em 1988, que acabou terminando em tumulto geral.

Depoimentos

Mas o documentário não se resume a Renato Russo e Legião Urbana. A abordagem é sobre todos aqueles filhos de políticos e diplomatas que se aventuravam no rock para cantar sua revolta.

Imagens inéditas que o cineasta reservou para o filme e entrevistas atuais com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, integrantes do Capital Inical e Philippe Seabra, da Plebe Rude, são atrativos do documentário, que ainda conta com declarações de alguns músicos contemporâneos aos brasilienses, como os integrantes do Paralamas do Sucesso e Caetano Veloso.

Vladimir Carvalho é um cineasta conhecido de longa data no cenário brasileiro, integrante do movimento documentarista do Cinema Novo, ao lado de seus colegas Glauber Rocha e Orlando Senna. Possui mais de 20 filmes no currículo, entre eles o curta A Bolandeira, premiado no Festival de Brasília, em 1969.