Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco autografado por John Lennon para seu assassino está à venda

Double Fantasy foi assinado para Mark Chapman cinco horas antes do crime

Redação Publicado em 08/12/2012, às 17h11 - Atualizado às 22h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon - AP
John Lennon - AP

A cópia autografada de Double Fantasy por John Lennon para o seu assassino Mark David Chapman cinco horas antes do crime, há 32 anos, em 8 de dezembro de 1980, está à venda na internet, através do site Moments in Time.

O site especializado em memorabilia autografada explica que o antigo dono comprou o álbum em 2003 e agora planeja vendê-lo. O preço, contudo, só é informado por encomenda. De acordo com o semanário musical NME, na última vez que o artigo foi colocado à venda, o preço de reserva era de US$ 525 mil (pouco mais de R$ 1 milhão).

“Nós estamos muito animados em trazer uma peça com uma importância histórica tão grande quanto esta para o mercado”, disse o agente responsável pela venda, Bob Zafian. “Eu nunca vi um objeto com tanta procedência: relatórios da polícia, documentação que prova as impressões digitais, cartas do promotor distrital e mais.”

O texto de descrição do produto garante que este foi mesmo o disco autografado por Lennon cinco horas antes de ser morto por Chapman, por ainda conter as marcas das digitais do assassino.

Double Fantasy é o último disco da parceria de Lennon com sua esposa Yoko Ono lançado enquanto o beatle ainda estava vivo. A cópia autografada foi achada por um homem nas imediações do local do crime, o edifício Dakota, e ficou famosa após surgirem algumas fotos que flagraram o momento em que Lennon autografou o disco para Chapman.

O assassino cumpre prisão perpétua por disparar quatro vezes contra o beatle. Em outubro, ele foi transferido para uma prisão de segurança máxima em Nova York.