Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“É maravilhoso de verdade”, diz Ringo Starr sobre a primeira vinda ao Brasil

O baterista dos Beatles, que passa por aqui em novembro, falou sobre a turnê à Rolling Stone Brasil

Paulo Terron Publicado em 19/10/2011, às 17h34 - Atualizado às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ringo Starr - AP
Ringo Starr - AP

Quase 50 anos depois do primeiro lançamento dos Beatles (e mais de 40 da separação do quarteto), Ringo Starr finalmente se apresentará no Brasil. “Estou muito, muito empolgado”, contou o baterista à Rolling Stone Brasil, por telefone, de Los Angeles. “Quero dizer, é maravilhoso de verdade.”

Starr, que completou 71 anos em julho, pisará na América do Sul pela primeira vez – ele nunca passou por aqui nem em férias – uma raridade para um artista com tantos anos de carreira. Mesmo outros dois companheiros de Beatles foram mais rápidos: George Harrison veio em 1979 para ver uma corrida de Fórmula 1 e Paul McCartney tocou no Brasil em 1989, 1993, 2010 e 2011. “Nunca estive por aí. É sempre interessante poder tocar em locais onde nunca estive. Conheço os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Alemanha... Mas vai ser a minha primeira vez na América do Sul, espero me divertir muito.”

Antes disso, o músico passa por um local especial para a vida dele. “Começo essa parte da turnê no México. Foi lá onde eu e a Barbara nos conhecemos”, contou, referindo-se à esposa (e Bond Girl) Barbara Bach, que ele conheceu durante as filmagens de Caveman, no começo dos anos 80. “Como estamos juntos há 30 anos, recomendo bastante uma visita a esse país”, disse, gargalhando.

Apesar de cantar sucessos dos Beatles como “Yellow Submarine” e “With a Little Help From My Friends”, o formato dos shows da All-Starr Band – a banda “mutante” que acompanha Ringo Starr desde 1989 – é bem diferentes de como as apresentações do quarteto de Liverpool costumavam ser. Na formação atual, astros como Edgar Winter e Wally Palmar (The Romantics) ganham espaço para mostrar seus maiores hits. “Eu conhecia alguns deles, outros foram indicados por amigos”, explicou Starr. “A regra é: a pessoa precisa ter tido pelo menos um sucesso nos últimos 20 anos. Faz parte do conceito da All-Starr Band.”

A turnê brasileira de Ringo Starr com a All-Starr Band começa em Porto Alegre, em 10 de novembro, seguindo depois para São Paulo (12 e 13), Rio de Janeiro (15), Belo Horizonte (16), Brasília (18) e Recife (20).