Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ícone do blues, Magic Slim morre aos 75 anos

Seguidor do Chicago blues de Muddy Waters e Howlin' Wolf, o guitarrista sofria de enfisema e problemas cardíacos

Redação Publicado em 22/02/2013, às 10h21 - Atualizado às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Magic Slim - AP
Magic Slim - AP

O blues está de luto com a morte de Magic Slim, guitarrista e ícone do gênero, aos 75 anos, nesta quinta-feira, 21, na Filadélfia, Estados Unidos. A informação foi dada pelo empresário do músico, Marty Salzman, à agência Reuters.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Magic, um fumante convicto, sofria de enfisema pulmonar e doenças cardíacas. As doenças se agravaram e o forçaram a abandonar a turnê com a banda dele, The Teardrops, em janeiro deste ano, para se tratar.

Nascido como Morris Hold, em Grenada, Mississippi, o garoto logo se interessou por piano, mas foi obrigado a abandonar o instrumento depois que perdeu o dedo mínimo da mão direita em uma máquina de colher algodão.

Aos 18 anos, ele foi para Chicago pela primeira vez. Foi lá que conheceu seu mentor, Magic Sam, o responsável pelo apelido que acompanhou o guitarrista pela vida toda. Sam ofereceu a Slim uma vaga de baixista no seu grupo.

Não muito bem quisto pelo resto dos companheiros de banda, Slim voltou para o Mississippi e se uniu ao irmão, Nick, que estava interessado em tocar baixo. Juntos, eles criaram o The Teardrops.

O primeiro disco veio em 1966. Logo, ele entraria no panteão dos grandes guitarristas e cantores do Chicago blues, seguindo os passos de Muddy Waters e Howlin' Wolf. Com uma técnica única de conseguir unir slide e vibrato, com seus dedos batendo nas cordas e voz profunda, ele gravou mais de 30 discos.

"Provavelmente, não há outro bluesman com um repertório tão grande quando o de Slim", disse o empresário.