Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mais completa biografia de Elis Regina é relançada

"Ela conseguia reunir voz, interpretação e escolha de repertório como nenhuma outra”, afirma Regina Echeverria, autora de Furacão Elis

Guilherme Bryan Publicado em 19/01/2012, às 09h15 - Atualizado às 18h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Furacão Elis</i> chega às livrarias em edição ampliada - Divulgação
<i>Furacão Elis</i> chega às livrarias em edição ampliada - Divulgação

Aproveitando os 30 anos da morte da cantora Elis Regina, completados neste 19 de janeiro, acaba de ser lançada uma nova edição daquela que é considerada a biografia mais completa a respeito dela. Furacão Elis, de autoria da jornalista Regina Echeverria, chega às livrarias revista e ampliada. “Será que algum dia teremos uma cantora do Brasil com uma voz do outro mundo? Acho difícil. Ela conseguia reunir voz, interpretação e escolha de repertório como nenhuma outra”, frisa Regina, que também já escreveu livros a respeito de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha e Cazuza, entre outros. “Ela era uma cantora de personalidade, e seu nome já está escrito na história da moderna MPB”, complementa.

Clique na galeria à esquerda para ver fotos de Elis Regina publicadas no livro Furacão Elis

Em mais de 240 páginas, a escritora relata desde a primeira vez em que Elis Regina cantou em público, aos 11 anos, no programa Clube do Guri (na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre), passando pela consagração no I Festival de Música Popular Brasileira, na TV Excelsior, o qual venceu com a música “Arrastão”, até os últimos dias de vida, em São Paulo, no início de 1982.

Outro aspecto destacado no livro é a importância dela como lançadora de novos compositores, como Ivan Lins, João Bosco, Milton Nascimento e Gonzaguinha, entre outros. “De fato, Elis adorava lançar compositores. E, como todos os citados, e outros também, surgiram na mesma época, como Paulo Cesar Pinheiro, ela teve muita sorte de pertencer a essa geração. E também sabia muito bem que o que torna uma cantora realmente grande é a qualidade das músicas que interpreta”, acredita Regina. “A cada disco, Elis ouvia uma tonelada de fitas cassete que costumava receber. E ela ouvia realmente todas.”

Relembrando Elis: João Marcello Bôscoli e Pedro Mariano, filhos da Pimentinha, e o grande parceiro musical Jair Rodrigues contam suas memórias da cantora

No final, Furacão Elis traz a discografia completa e bastante detalhada de Elis Regina. Mas é claro que a jornalista e escritora tem os seus discos preferidos. “Me apaixonei por Elis em Samba Eu Canto Assim. E segui por Elis, Como e Por que, Elis e Tom, Falso Brilhante, Saudade do Brasil e Essa Mulher. Todos maravilhosos”, opina. Já com relação às homenagens, ela completa: “Hoje acredito que a obra de Elis terá sempre mais seguidores. Vejo no Facebook, por exemplo, as comunidades em nome dela e seus frequentadores. Quantas homenagens serão feitas este ano? Serão muitas, inclusive uma turnê da filha Maria Rita. Como se escreveu nas pichações no ano de sua morte: Elis Vive!”.

Novos discos trazem inéditas de Elis Regina. Clique aqui para saber mais.

Nara Leão

O 19 de janeiro também marca o nascimento de outra grande voz da MPB. Se estivesse viva, Nara Leão, considerada rival de Elis Regina, faria 70 anos nesta data. Clique aqui para saber mais sobre a carreira de Nara, além de ver vídeos e fotos da artista.