Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Osvaldo Fattoruso, precursor do samba-rock, morre aos 64 anos

Músico uruguaio formou junto ao irmão a banda Los Shakers na década de 60

Redação Publicado em 31/07/2012, às 13h41 - Atualizado às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Osvaldo Fattoruso - Divulgação / Myspace
Osvaldo Fattoruso - Divulgação / Myspace

Morreu no domingo, 29, aos 64 anos, o baterista uruguaio Osvaldo Fattoruso, que na década de 60 despontou com a banda Los Shakers, uma das primeiras a experimentar, inspirados nos Beatles, um rock mais latino. O músico já havia superado dois cânceres, mas não resistiu ao terceiro e morreu em Montevidéu, cidade onde morava.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

As experimentações do Los Shakers, que Fattoruso formou com o irmão Hugo, renderam misturas do rock inglês com ritmos afrolatinos e desta forma Osvaldo se tornou um dos pioneiros do samba-rock, apresentado em canções como “Never, Never”, um dos grandes sucessos da banda (veja no vídeo abaixo).

Los Shakers também alcançaram o sucesso com outras canções como “Break it All”, de 1966, mas a banda durou apenas até 1968, quando Osvaldo e seu irmão se radicaram nos Estados Unidos, onde tocaram durante muitos anos com o conjunto Opa. Em 2005, os quatro integrantes originais lançaram um novo álbum, Bonus Tracks, com composições inéditas.