Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2012: entenda o motivo de somente duas músicas terem sido indicadas como melhor canção original

“Man or Muppet” e “Real in Rio”, composta por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, foram as duas únicas faixas escolhidas entre as 39 que foram para a lista final

Matthew Perpetua Publicado em 25/01/2012, às 13h49 - Atualizado às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlinhos Brown - AP
Carlinhos Brown - AP

No mês passado, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou uma lista final com 39 músicas – incluindo faixas de grandes nomes, como Elton John, Lady Gaga, Chris Cornell, Zooey Deschanel, Mary J. Blige, The National, Willie Nelson e Brad Paisley – que estavam sendo consideradas para concorrer na categoria de melhor canção original na 84ª edição do Oscar. Na manhã da última terça, 24, quando os indicados foram anunciados, somente duas músicas tinham sido escolhidas: "Man or Muppet", de Os Muppets, e "Real in Rio", de Rio. Você pode estar se perguntando: o que houve?

Acontece que a grande quantidade de músicas na disputa dividiu os votos de tal maneira que somente duas canções acabaram escolhidas, segundo as novas regras da Academia. Basicamente, os votantes da pré-lista tiveram que ouvir e avaliar em uma escala entre seis e dez pontos cada uma das 39 concorrentes, e somente aquelas que alcançaram uma média de 8,25 pontos poderiam ser indicadas. Daí o fato de apenas duas faixas terem conseguido chegar lá.

Apesar de isso ser má notícia para os artistas que chegaram perto de conseguir uma gloriosa indicação ao Oscar, é ótima notícias para os espectadores da transmissão da festa, famosa por ser longa, que possivelmente só terão que aguentar duas performances musicais este ano.