Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sony registra tecnologia que pode impedir Playstation de rodar jogos usados

A ideia da companhia pode acabar com o bastante comum mercado de games de segunda-mão

Redação Publicado em 05/01/2013, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Playstation 3 - AP
Playstation 3 - AP

O mercado de jogos de segunda-mão para Playstation deve estar com os dias contatos. A Sony, desenvolvedora do console, patenteou no Japão uma tecnologia que impede que o mesmo jogo rode em mais de um aparelho.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A revelação, feita pelo site especializado em videogames VG 24/7, mostra que os planos da Sony é incluir esse sistema chamado de NFC na futura geração de consoles, o Playstation 4, que está em desenvolvimento.

“Como resultado, não será mais necessário lidar com os mercados de jogos de segunda-mão”, dizia o texto da patente, segundo reproduzido no site. “Isso, por sua vez, dá espaço para a redistribuição dos lucros das vendas para os distribuidores.”

A patente poderá ser usada para outros tipos de mídia, não só com games, como música por exemplo.

O analista de mercado Michael Pachter, conhecido por ter bastante acesso aos bastidores da Sony, contudo, disse em maio de 2012, que não era da vontade do diretor executivo da empresa, Jack Tretton, que os jogos fossem bloqueados.

Questionada pelo site, a Sony preferiu não comentar o assunto.