Como Shrek colaborou para o hype de ‘All Star’, do Smash Mouth
Animação da DreamWorks, Shrek estreou em 18 de maio de 2001 e conquista diversos fãs até os dias atuais
Mariana Pastorello (sob supervisão de Camila Millan)
Há 20 anos, em 2001, estreou uma das animações mais famosas da DreamWorks. Inspirada no livro Shrek!, de William Steig, a história retrata nas telonas ganhou, ao todo, quatro filmes.
A história que envolve o ogro Shrek (Mike Myers), o burro falante (Eddie Murphy) e a princesa Fiona (Cameron Diaz) é uma grande paródia de diversas obras infantis de fantasia – de Rapunzel a Branca de Neve.
+++ LEIA MAIS: Não é da Disney? 7 animações que parecem – mas não são do estúdio [LISTA]
Além de ótima animação, o filme carrega um tom de comédia, sátira e deboche muito bem executado. Com trilha sonora tão boa quanto as piadas infames do ogro verde, Shrek tem as músicas “All Star” e “I’m a Believer” do Smash Mouth, em alta até hoje.
Smash Mouth nasceu no final de 1990 e tornou-se um dos principais nomes do rock alternativo californiano. Com misturas de ska, punk rock, surf music e rock clássico, logo se consolidou como influência no cenário musical. Em 1997, lançou o primeiro disco, Fush Yu Mang e ganhou certificado de Platina.
+++ LEIA MAIS: Disney+ : 7 séries animadas que mal podemos esperar para rever [LISTA]
Com o segundo disco, Astro Lounge (1999), a banda ganhou notoriedade com o sucesso “All Star”. O hit chegou em quarto lugar no Top 100 Billboard EUA e dois anos depois, em 2001, os produtores de Shrek optaram por incluir a faixa na abertura do filme e, assim, deram ao Smash Mouth um hit atemporal.
Tanto “All Star” quanto Smash Mouth criaram um laço entre as crianças e jovens do começo dos anos 2000. A junção do filme de sucesso e o talento da banda faz com que, mesmo depois de 20 anos, a música esteja presente na playlist daqueles que acompanharam a saga de perto. A nostalgia é forte e, atualmente, expressada por memes com a banda e o filme.
+++ LEIA MAIS: “Eu pareço o Shrek”, diz Iggy Pop sobre ficar velho
Em entrevista à revista Inverse, em 2017, a banda comentou: “Nunca nos levamos tão a sério”, disse o baixista Paul Delisle. “Gostamos da atenção, então, embora seja um pouco bobo, geralmente gira em torno da nossa música ‘All Star’ e ainda vende muito semanalmente. Tiramos o melhor da situação e abraçamos totalmente o aspecto meme.”