5 curiosidades sobre Os Excêntricos Tenenbaums: de falcão sequestrado a inspiração do roteiro [LISTA]
Longa dirigido por Wes Anderson sobre uma família extravagante completou 20 anos em 2021
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis)
Um dos grandes sucessos de Wes Anderson, Os Excêntricos Tenenbaums (2001) fez sucesso ao contar a história de uma família extravagante. Na produção, Royal (Gene Hackman) luta pelo amor da ex-esposa Etheline (Anjelica Huston) reunindo todos os três filhos do casal.
Além de contar com um elenco de peso, a produção concorreu em muitas premiações. Foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original e rendeu a Gene Hackman o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical em 2002.
Confira cinco curiosidades sobre Os Excêntricos Tenenbaums – de falcão sequestrado a inspiração do roteiro:
Nome “Tenenbaum” veio de uma amizade do diretor
Wes Anderson usou um amigo de longa data como inspiração para o nome do filme: Brian Tenenbaum. Além da homenagem, o colega participou da produção ao interpretar um paramédico nas cenas finais.
+++ LEIA MAIS: 5 motivos que tornam os filmes de Wes Anderson únicos [LISTA]
O falcão Mordecai foi sequestrado durante as filmagens

O falcão chamado Mordecai foi sequestrado no meio das filmagens, e precisou ser trocado. Foi exigido dinheiro para devolver a ave, e, para não correr o risco das negociações atrasarem o processo de gravação, a equipe optou por substituir o falcão. É possível notar como, da metade para o final do filme, a ave possui mais penas brancas do que visto anteriormente, isso aconteceu pois são falcões diferentes.
A princípio, o filme seria baseado no divórcio dos pais de Wes Anderson
O roteiro de Os Excêntricos Tenenbaums (2001) começou a ser escrito inspirado no divórcio dos pais do cineasta Wes Anderson: Melver e Texas Anderson. Contudo, conforme o processo de escrita foi fluindo, muitas características foram alteradas e o filme acabou não sendo tão fiel à realidade, apenas se assemelhou na profissão da mãe do cineasta e da personagem Etheline: arqueóloga.
+++ LEIA MAIS: Vídeo evidencia a simetria milimétrica nos filmes de Wes Anderson; assista
Gene Hackman quase não estrelou o filme
Wes Anderson comentou em entrevistas sobre ter escrito o papel de Royal Tenenbaum pensando especificamente em Gene Hackman, porém, o ator quase recusou o convite. Segundo Hackman, ao ler o roteiro, se sentiu mal, pois enxergou muito do jeito frio e insensível do personagem nele mesmo, e achou que poderia desagradar a família ao interpretá-lo. No entanto, os familiares apoiaram Hackman a aceitar a oferta.
A relação entre os irmãos teve inspiração em filme francês

Segundo o Mentalfloss, a relação semi-incestuosa entre os irmãos Richie (Luke Wilson) e Margot (Gwyneth Paltrow) foi uma referência a um filme francês de 1950, Les Enfants Terribles. Na produção de Jean-Pierre Melville, Elizabeth e Paul são irmãos biológicos, já na de Wes Anderson, Margot é adotada.
+++ MV BILL: ‘A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO’ | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL