Os Oito Odiados: 8 referências a filmes clássicos na obra de Tarantino, de Clint Eastwood a Woody Allen [LISTA]
De Django a Bravura Indômita, essas são algumas das referências no filme Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino
Beatriz Bim (sob supervisão de Yolanda Reis)
Quentin Tarantino, vencedor de dois Oscars de Melhor Roteiro Original e quatro Globos de Ouro, é um dos maiores diretores modernos. Com obras recheadas de referências cinematográficas, os filmes do cineasta incluem diálogos famosos, cenas populares e trechos de trilhas sonoras de outros longas.
Os Oito Odiados (2015) não foi diferente. Oitava direção de Tarantino, a produção dividiu opiniões de fãs e críticos. Com enredo semelhante aos clássicos mistérios de Agatha Christie e com trilha sonora do compositor italiano Ennio Morricone (Cinema Paradiso) atribuindo um tom de filme de terror, Os Oito Odiados não é simplesmente mais uma história de faroeste.
Who’s the most hateful of them all? #TheHatefulEight is on Blu-ray™ Combo Pack, DVD, Digital HD & On Demand. pic.twitter.com/zU8mEXII7B
— The Hateful Eight (@thehatefuleight) April 19, 2016
Apesar da trilha sonora original (algo inédito para Tarantino), Os Oito Odiados está repleto de homenagens cinematográficas. O Screenrant separou oito referências de Os Oito Odiados que você (provavelmente) não percebeu; confira:
8 – Os Sete Magníficos (1960)
A referência mais óbvia em Os Oito Odiados é o título; brinca com clássico faroeste de John Sturges, Os Sete Magníficos (1960). A própria obra de Sturges é releitura de Sete Samurais (1954), de Akira Kurosawa, ambientado no Velho Oeste.
+++LEIA MAIS: Por que Quentin Tarantino não dá dinheiro à mãe?
Ao nomear o filme como “odiados” em oposição à “magníficos”, Tarantino destacou o fato dos personagens não serem nobres heróis como os protagonistas de Sturges. São cruéis e desumanos vilões.
7 – Rastros de Ódio (1956)
John Ruth (Kurt Russell), de Os Oito Odiados, foi inspirado em Ethan Edwards (John Wayne), do bangue-bangue Rastros de Ódio (1956). A frase “esse será o dia!”, entregue impecavelmente na voz de Ruth, é ícone do longa de faroeste dos anos 1950. Pelo sotaque, é inegável a influência de Wayne no trabalho de Russell.
+++LEIA MAIS: Quentin Tarantino ficou confuso com Tenet: ‘Preciso assistir de novo’
6 – Django (1966)
A homenagem mais óbvia de Tarantino à Django (1966), obra de Sergio Corbucci, é Django Livre (2012). Mas, o figurino de Samuel L. Jackson (Major Marquis Warren) em Os Oito Odiados – particularmente o sobretudo e cachecol, – foi fortemente influenciado pelo guarda-roupa de Nero em Django.
5 – O Enigma do Outro Mundo (1982)
O Enigma do Outro Mundo (1982), dirigido por John Carpenter e estrelado por Kurt Russell, retrata um grupo de pessoas presas e isoladas em um lugar congelante, incapazes de confiarem umas nas outras. Com trilha sonora de Ennio Morricone, a obra assemelha-se muito a Os Oito Odiados – se ignorarmos as metamorfoses do alienígena.
+++LEIA MAIS: Quentin Tarantino precisou cortar cena favorita de Era Uma Vez em… Hollywood; entenda
Como convidado do podcast de Christopher Nolan, Tarantino referiu-se a O Enigma do Outro Mundo como o “filme mais influente de Os Oito Odiados.”
4 – Bravura Indômita (1969)
Semelhante a Rastros de Ódio, em Bravura Indômita (1969) John Wayne não interpretou o clássico personagem heroico. Rooster Cogburn é um alcoólatra amargurado, relutando em ajudar uma adolescente a rastrear o assassino do pai.
+++LEIA MAIS: Quais são os livros favoritos de Quentin Tarantino?
Os Oito Odiados flerta também com Bravura Indômita. Tarantino inclui o personagem Bob Mexicano, como no filme de 1969, e a frase de John Ruth, “Ela é apimentada, não é?”, pode ser uma referência a gangue de Ned Pepper em Bravura Indômita.
3 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
As alusões de Os Oito Odiados não se resumem a histórias de faroeste e filmes de terror. A obra de Tarantino também referencia a comédia romântica de Woody Allen, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – especificamente a frase dita pela excêntrica personagem Annie Hall, interpretada por Diane Keaton (O Poderoso Chefão).
Quando John Ruth chega à loja de Minnie, Oswaldo Mobray o apresenta como carrasco de Red Rock. Ruth diz: “La-di-da,” frase dita por Annie Hall no primeiro encontro com Alvy Singer.
2 – O Vingador Silencioso (1968)
As conversas entre Major Warren, John Ruth, Chris Mannix e Daisy Domergue no ínicio de Os Oito Odiados fazem referência às cenas de Silence, Loco e Burnett no filme O Vingador Silencioso, de Sergio Corbucci.
+++LEIA MAIS: O que Quentin Tarantino achou de mobilização dos fãs para Snyder Cut?
O cenário congelante de Os Oito Odiados também parece referência aVingador Silencioso. O ambiente típico de inverno rigoroso na obra de Corbucci complementa os eventos sombrios da narrativa, assim como no filme de Tarantino.
1 – Os Imperdoáveis (1992)
Os Imperdoáveis foi a despedida de Clint Eastwood como ator e diretor de faroeste, gênero marcante da carreira. Interpretou um pistoleiro aposentado, forçado a voltar à ação para vingar uma trabalhadora do sexo atacada.
+++LEIA MAIS: Quentin Tarantino imagina nova versão de Rambo com Adam Driver: ‘Seria muito bom’
Em Os Imperdoáveis, o pistoleiro inexperiente atira no vilão enquanto está em um banheiro externo. Em Os Oito Odiados, Joe Gage (Michael Madsen) persegue e atira em alguém de maneira semelhante. Em ambos casos, o local destaca a covardia do atirador. No entanto, apenas no filme de 1992 o personagem sente remorso após o crime.