Artistas brasileiros se unem em leitura da carta pela democracia
Nomes como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Anitta leem carta em defesa da democracia
Redação
Artistas brasileiros se uniram em vídeo para ler a carta pela democracia nesta quinta-feira,11. Intitulada como Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia, a iniciativa contou com nomes como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Anitta entre outros.
Organizada pela Faculdade de Direito da USP, a carta se aproxima de 900 mil assinaturas. O documento foi inspirado na carta de 1977 do professor e advogado Goffredo da Silva Telles Jr. escrita em oposição à ditadura militar.
A carta também foi lida em um ato organizado por juristas e movimentos sociais na própria Universidade São Francisco, no Centro de SP, nesta quinta-feira.
No vídeo, Fernanda Montenegro inicia a leitura da carta, seguida por Marisa Monte e Anitta, que abre o caminho para estrelas como Antônio Pitanga, sua filha Camila Pitanga, o ator Paulo Betti, Luísa Sonza e até as ex-BBBs Juliette, Linn da Quebrada e Manu Gavassi.
+++LEIA MAIS: Daniela Mercury processa Eduardo Bolsonaro por fake news
A inciativa dos artistas e da Faculdade de Direito da USP vem após constantes ataques do presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro. A carta defende o Estado Democrático de Direito, o sistema de votação e o resultado das eleições de outubro.
Confira o vídeo abaixo.
Vamos celebrar a Democracia! Assine a carta às brasileiras e aos brasileiros em Defesa ao Estado Democrático de Direito!#CartaPelaDemocracia #EstadoDeDireitoSempre
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 10, 2022