Amor, Sublime Amor ou O Resgate do Soldado Ryan: Qual foi mais desafiador para Steven Spielberg?
Steven Spielberg, diretor de ambos os filmes, comparou filmar diferentes gêneros na indústria cinematográfica
Redação
Steven Spielberg comentou sobre como Amor, Sublime Amor (2021), comparado a O Resgate do Soldado Ryan (1998), foi mais difícil de filmar. O lendário cineasta de Hollywood, quem produziu diversos clássicos da história do cinema, dirigiu o remake do musical de 1961 ganhador de 10 Oscars.
Embora o histórico do diretor de trabalhar com gêneros variados ao longo da carreira, de ficção científica a épicos de guerra, Amor, Sublime Amor marca a primeira tentativa de Spielberg em comandar a direção de um musical. O cineasta falou abertamente sobre como a decisão de produzir o remake atendeu a um sonho de infância.
+++ LEIA MAIS: Qual relação existe entre Esquadrão Suicida 2 e O Resgate do Soldado Ryan?
Questionado sobre as diferenças entre dirigir os filmes de diferentes gêneros, Spielberg afirmou, em entrevista ao Jake’s Takes, desejar encontrar mais afinidades entre os gêneros. O diretor brincou ainda sobre a desvantagem de nunca ter sido bom ‘em matemática’, conhecimento necessário para produzir um musical. (via ScreenRant)
Gostaria de encontrar alguma semelhança entre, por exemplo, a cena da praia de Omaha em O Resgate do Soldado Ryan e o número de dança no ginásio [em Amor, Sublime Amor], mas há uma distinção notável entre os dois.” (Via ScreenRant)
Em uma sequência de ação, não sou limitado pelo tempo e pela matemática da música. Em uma sequência musical, estamos presos ao compasso, à batida, ao tempo – é dois por quatro, quatro por quatro. Deve terminar exatamente onde termina e começar apenas onde pode começar. […] Preciso conseguir o que quero em tão pouco tempo, porque a música muda, e devo mudar o ângulo.”
Mais sobre Amor, Sublime Amor (2021)
A primeira adaptação cinematográfica de Amor, Sublime Amor estreou em 1961, dirigida por Robert Wise e Jerome Robbins, com Richard Beymer, Natalie Wood e Rita Moreno no elenco – quem também aparece na versão de Spielberg, mas com outro papel.
O longa gira em torno de duas gangues de imigrantes que dominam os guetos de Nova York: os poloneses Jets e os porto-riquenhos Sharks. A rivalidade entre os grupos aumenta quando o integrante dos Jets, Tony, apaixona-se por Maria, irmã do líder dos Sharks.
Além de Moreno, a nova adaptação conta com Ansel Elgort, Rachel Zegler, Ben Cook, David Alvarez e Corey Stoll. Amor, Sublime Amor está disponível no Disney+.
Mais sobre O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Resgate do Soldado Ryan (1998), acompanha o Capitão John H. Miller (Tom Hanks) e sete homens (Tom Sizemore, Adam Goldberg, Barry Pepper, Vin Diesel, Edward Burns, Giovanni Ribisi e Jeremy Davies) enquanto entram em território inimigo para resgatar o soldado James Francis Ryan (Matt Damon) – o último sobrevivente de quatro irmãos militares.
+++ LEIA MAIS: Steven Spielberg não considera fazer reboots dos próprios filmes; entenda
O filme acumulou US$ 481,8 milhões, filme mais lucrativo do ano e foi indicado a 11 Oscars, rendendo a Spielberg o segundo prêmio da Academia como Melhor Diretor.