As 10 músicas mais tocadas em shows na cidade de São Paulo, segundo o Ecad

Levantamento trouxe “Evidências”, famosa nas vozes de Chitãozinho e Xororó, na primeira colocação; veja o top 10 completo

Igor Miranda (@igormirandasite)

Chitãozinho e Xororò (Foto: Divulgação)
Chitãozinho e Xororò (Foto: Divulgação)

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável por gerir direitos autorais de músicas a seus autores no Brasil, divulgou um levantamento curioso. Para celebrar os recém-completos 469 anos de fundação de São Paulo, a associação revelou quais as canções mais tocadas em shows na cidade.

O topo ficou com um hit incontestável: “Evidências”, composição de Paulo Sergio Valle e José Augusto consagrada nas vozes de Chitãozinho e Xororó. Há quem brinque que a obra precise ser considerada como o novo hino nacional, tamanha a sua popularidade em todos os cantos do Brasil – inclusive na cidade mais populosa do país.

+++ LEIA MAIS: Elza Soares: De origem humilde a Voz do Milênio, relembre cantora brasileira essencial do samba

“Baby me atende”, hit de Matheus Fernandes com participação de Dilsinho, está logo atrás de “Evidências”, no segundo lugar. O pódio é completado por “Arranhão”, gravada por Henrique e Juliano, na terceira colocação.

Ao longo do top 10, há muitos clássicos de outras décadas e até nacionalidades. O quarto lugar, por exemplo, ficou com “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. Já a quinta posição traz um empate entre “We Will Rock You” (Queen) e “(I Can’t Get No) Satisfaction”, dos Rolling Stones.

+++LEIA MAIS: Gal Costa foi uma das 10 maiores vozes da música brasileira, segundo lista da Rolling Stone Brasil

Confira a lista completa a seguir.

1. Evidências (Chitãozinho e Xororó) – composição: Paulo Sergio Valle / José Augusto
2. Baby me atende (Matheus Fernandes e Dilsinho) – composição: Igor Costa / Rodrigo Reys / Matheus Fernandes / Junior Angelim
3. Arranhão (Henrique e Juliano) – composição: Nudoze / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Kaique Kef / Felipe Kef / Edson Garcia
4. Não quero dinheiro (Tim Maia) – composição: Tim Maia
5. We will rock you (Queen) – composição: Brian May
5. (I can’t get no) Satisfaction (Rolling Stones) – composição: Keith Richards / Mick Jagger
6. Eva (Umberto Tozzi; famosa com Rádio Táxi e Banda Eva) – composição: Umto / Cartavetrata / Ficarelli
6. Penny lane (Beatles) – composição: Paul McCartney / John Lennon
7. Under pressure (Queen e David Bowie) – composição: Brian May / Freddie Mercury / David Bowie / John Deacon / Roger Taylor
7. Melhor eu ir (Péricles) – composição: Thiaguinho / Mr Dan
8. Smells like teen spirit (Nirvana) – composição: Dave Grohl / Krist Novoselic / Kurt Cobain
8. Rolê (Tarcísio do Acordeon e Marcynho Sensação) – composição: Dj Ivis / Tarcisio Do Acordeon
9. Frevo mulher (Zé Ramalho) – composição: Zé Ramalho
9. Anunciação (Alceu Valença) – composição: Alceu Valença
10. Só de olhar (Gustavo Lins; famosa na voz de Ferrugem) – composição: Gustavo Lins / Umberto Tavares
10. Teu segredo (Exaltasamba) – composição: Billy Sp / Felipe Saab / Thiaguinho

Direitos autorais em São Paulo

De acordo com o Ecad, São Paulo foi o município que teve a maior arrecadação em direitos autorais no estado paulista em 2022, com uma participação de mais de 60% de toda a receita referente à execução pública de música. O segmento de destaque foi o de Televisão (TV aberta e por assinatura), com mais de 45% da arrecadação municipal.

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Cultura, ecad, entretenimento, música, notícias, são paulo