Funk

Beat bruxaria: Quem é DJ K, artista que chamou atenção fora do país

‘PANICO NO SUBMUNDO’ foi bem avaliado pela crítica internacional

Heloísa Lisboa (@helocoptero)

DJ K (Reprodução)
DJ K (Reprodução)

DJ K tem chamado a atenção de brasileiros após ter o ábum PANICO NO SUBMUNDO muito bem avaliado pela Pitchfork, com nota 7,9. O disco, de acordo com o site, saiu-se melhor que clássicos como Yellow Submarine, dos Beatles:

“Esta não é uma playlist de 101 Bailes Funk com curadoria de pessoas de fora; é uma transmissão direto das favelas. PANICO NO SUBMUNDO explode alegremente qualquer convenção em seu caminho, enquanto DJ K cria um audacioso som cyberpunk a partir dos escombros deixados para trás.”

A revista DJ Mag também publicou opinião positiva sobre o trabalho: “Álbum leva você ao baile funk de Heliópolis, a maior favela de São Paulo, onde visuais fantasmagóricos encontram batidas distorcidas. Representante da mais recente transmogrificação do funk brasileiro — beat bruxaria — Panico No Submundo leva a fórmula do baile funk para dentro de um paisagem onírica alucinatória, quase de pesadelo, preenchida com ganidos agudos”.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o produtor disse ser um fã de rock e trazer inspirações como Evanescence, System of a Down e Pearl Jam em samples.

+++LEIA MAIS: Evanescence anuncia dois novos shows no Brasil em 2023

 

Mudança de vida

Kaique Alves Vieira, de 22 anos, nasceu em Diadema, na Grande São Paulo, e foi revelado belo Baile do Helipa. O músico conseguiu transformar a própria obra em fonte de renda e se mudar para uma casa só sua. Além disso, ele fundou a Bruxaria Sound, que já conta com 16 artistas no catálogo. O nome da nova produtora vem do gênero musical chamado beat bruxaria, com batidas eletrônicas consideradas mais agressivas (via Volume Morto).

DJ K estará em turnê na Europa a partir de outubro (via Metrópoles).

Jornalista pela PUC-SP, com passagem pela Folha de S.Paulo, e estudante de História. Faço aniversário no mesmo dia em que Elvis e Bowie fariam.
TAGS: beat, beat bruxaria, DJ, dj k, funk, música, panico no submundo, pitchfork, Turnê