Playlist

De Radiohead a Miles Davis, os sons da playlist de Austin Butler

Ator que interpretou Elvis Presley em cinebiografia revelou ter abordagem clássica não só para música, como também para moda

Igor Miranda (@igormirandasite)

Austin Butles após ganhar Globo de Ouro por Elvis (Foto: Amy Sussman/Getty Images)
Austin Butles após ganhar Globo de Ouro por Elvis (Foto: Amy Sussman/Getty Images)

Austin Butler não só interpretou Elvis Presley na cinebiografia Elvis como até gravou parte dos vocais. O ator é bastante ligado a música: aprendeu sozinho a tocar guitarra e piano e usa o tempo livre para, entre outras atividades, compor e gravar suas próprias músicas.

A relação especial com Presley não significa, porém, que Butler seja ouvinte apenas de rock and roll. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o astro foi convidado a revelar quais artistas estão em sua playlist do dia-a-dia — e surpreendeu com respostas que fazem menção a ícones de outros gêneros musicais.

O único nome ligado ao rock destacado por Austin foi o Radiohead, ainda que seja um grupo de origens menos tradicionais dentro do estilo. A discografia da banda liderada por Thom Yorke é marcada por uma série de experimentos, inclusive com elementos eletrônicos.

Junto do grupo americano, Butler destacou outros dois ícones do jazz: Chet Baker e Miles Davis. Ambos os trompetistas foram seminais para o desenvolvimento do chamado cool jazz, subgênero de toque mais suave e até melancólico que outras vertentes em alta na primeira metade do século 20, como o hard bop. O ator comentou:

“Ouço muito Chet Baker. Ouço muito Radiohead. Miles Davis. Também estou constantemente ouvindo músicas novas, mas essas são as coisas que ouço muito em minha casa.”

Austin Butler e o humor musical

Ainda durante sua declaração, Austin Butler pontuou que sua playlist pessoal costuma variar conforme o “humor”, ou a ocasião. E aproveitou para citar outro gigante da música, neste caso do neo soul: D’Angelo.

“Depende do humor que você está tentando entrar. D’Angelo também é um dos meus músicos favoritos e você sabe, a certa altura da noite, D’Angelo encaixa bem quando você está dando um jantar ou algo parecido. Ou de manhã, com Chet Baker enquanto o sol está nascendo, acho perfeito.”

Em outro momento da conversa, Butler foi perguntado sobre seu estilo de se vestir, já que ele estava na Paris Fashion Week. O ator destacou ter preferência por um estilo mais atemporal.

“Sinto-me atraído pelo estilo de pessoas como Paul Newman, Steve McQueen e Marlon Brando, bem como aquela qualidade em que você pode ver a imagem de alguém e é atemporal. Não costumo seguir tanto as tendências, busco a simplicidade na maior parte do tempo. Uso apenas peças realmente boas. Para mim, trata-se muito de tecido e de um corte particular e da silhueta que uma calça dá. Há ótimas imagens de quando Brando estava fazendo Um Bonde Chamado Desejo. E mesmo quando ele estava fazendo a peça, você o vê nos ensaios e ele está vestindo apenas camiseta e calça branca, e o caimento fica perfeito nele.”

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Austin Butler, música, playlist, radiohead