Televisão

Projeto Música Preta Brasileira terá série na comemoração dos 50 anos do Fantástico

Ao lado de Rael, a apresentadora Maju Coutinho celebra a identidade, o ritmo e a poesia negra em minissérie de quatro episódios

Redação

Primeiro episódio do Projeto Música Preta Brasileira
Primeiro episódio do Projeto Música Preta Brasileira

Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Baiana System, Luedji Luna, Orquestra Afrosinfônica e Olodum se reúnem no primeiro episódio do Música Preta Brasileira, projeto que celebra a identidade, o ritmo e a poesia negra e ressalta a influência de vozes e da representatividade negra na cultura brasileira.

+++ LEIA MAIS: Zé Ramalho será entrevistado na próxima edição do Fantástico [EXCLUSIVO]

A série de quatro episódios fará parte das comemorações dos 50 anos do Fantástico, que estreia no programa neste domingo (5). A exibição dos episódios será ao longo de novembro, o Mês da Consciência Negra.

O projeto Música Preta Brasileira será liderado pela apresentadora Maju Coutinho e pelo rapper Rael, com uma equipe de profissionais majoritariamente negros ajudando a contar essas histórias.

Projeto Música Preta (Foto: Divulgação) 

Além de ritmos baianos, o Música Preta Brasileira traz episódios sobre o funk, o samba e o rap. O projeto é fruto de uma parceria que conta com concepção de Mariana Coelho e produção de Joana Henning, tendo a direção de Jorge Espírito Santo e de Celso Lobo.

Para a Rolling Stone Brasil, a produtora Joana Henning, do Estúdio Escarlate, falou sobre a relevância do projeto. “Música Preta Brasileira é pelo direito de nós, brasileiros, conhecermos a nossa história, a nossa identidade, os nossos ancestrais e sobre o direito do povo preto celebrar a vida é questionar o direito à integridade, a dignidade, ao poder existir… é sobre pluralidade. Uma honra ser parte dessa egregora!”

TAGS: entretenimento, notícia, Projeto Música Preta Brasileira, televisão, TV Globo