NOVIDADE

Greve dos atores em Hollywood chega ao fim após 118 dias

Sindicato dos Atores chegou a um acordo com os estúdios e encerrou a paralisação

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Greve dos atores em Hollywood chega ao fim após 118 dias (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Greve dos atores em Hollywood chega ao fim após 118 dias (Foto: Mario Tama/Getty Images)

Mais de 100 dias após o início da paralisação, o SAG-AFTRA, Sindicato de Atores de Hollywood, chegou em um acordo preliminar com os estúdios, representados pela AMPTP, a Alliance of Motion Picture and Television Producers, e encerrou a greve. As informações são do Deadline.

A paralisação está suspensa a partir desta quinta-feira, dia 9 de novembro, após 118 dias em andamento. Até o momento, o SAG-AFTRA ainda não revelou os detalhes acertados para o novo contrato, mas a expectativa é que eles sejam anunciados em breve. Na sexta-feira (10), as medidas passarão pela aprovação da diretoria nacional do Sindicato dos Atores.

A greve dos atores dos começou em julho de 2023. Algumas das principais demandas da manifestação são melhores remunerações e condições de trabalho, além da regulamentação no uso de inteligência artificial na indústria. A paralisação coincidiu com a dos roteiristas de Hollywood, que chegou ao fim em setembro.

+++ LEIA MAIS: Greve em Hollywood: Filmes e séries independentes retomam gravações após acordo; saiba quais são

Problemas durante a greve

Em outubro, as rígidas regras do SAG-AFTRA causaram revolta em atores como Mandy Moore, de This Is Us (2016-2022), e Ryan Reynolds, de Deadpool (2016), após o sindicato proibir os atores de usarem fantasias com referências a filmes e séries no Halloween.

“Isso é algum tipo de piada? Tenha dó, SAG-AFTRA. É isso que é importante nesse momento? Estamos pedindo a vocês que negociem em boa fé no nosso nome. Voltem para a mesa de negociações e nos arranjem um acordo justo, para que possamos voltar ao trabalho. Por favor, e obrigada”, reclamou Moore.

Reynolds, por sua vez, ironizou a regra absurda: “Estou ansioso para gritar ‘fura-greve!’ na cara da minha filha de oito anos durante toda a noite de Halloween. Ela não faz parte do sindicato, mas precisa aprender”, brincou.

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.