Música / Lista

Clássicos da Música: Álbuns que completam 50 anos em 2024

2024 é um ano de nostalgia para os fãs do rock! Diversos álbuns icônicos completam cinco décadas de lançamento. A Rolling Stone revisitou 1974 e selecionou alguns clássicos que marcaram gerações: Aerosmith – Get Your Wings (15 de março de 1974): O segundo álbum de estúdio da banda americana Aerosmith os impulsionou para o estrelato, […]

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Queen, formada por Roger Taylor, Freddie Mercury, Brian May e John Deacon, em 1978 (Foto: Richard E. Aaron/Redferns)
Queen, formada por Roger Taylor, Freddie Mercury, Brian May e John Deacon, em 1978 (Foto: Richard E. Aaron/Redferns)

2024 é um ano de nostalgia para os fãs do rock! Diversos álbuns icônicos completam cinco décadas de lançamento. A Rolling Stone revisitou 1974 e selecionou alguns clássicos que marcaram gerações:

Aerosmith – Get Your Wings (15 de março de 1974):

O segundo álbum de estúdio da banda americana Aerosmith os impulsionou para o estrelato, consolidando seu som hard rock característico. Com influências do blues e do rock psicodélico, Get Your Wings apresenta faixas como: Train Kept A-Rollin e S.O.S (Too Bad).  

Get Your Wings foi gravado no Record Plant em Nova York entre dezembro de 1973 e janeiro de 1974.

 

KISS – Kiss (18 de fevereiro de 1974):

Kiss é o álbum de estreia da banda de rock americana Kiss, lançado em 18 de fevereiro de 1974, pela Casablanca Records. Grande parte do material do álbum foi escrito por Gene Simmons e Paul Stanley, como membros de sua banda pré-Kiss Wicked Lester. Simmons estimou que todo o processo de gravação e mixagem levou três semanas, enquanto o co-produtor Richie Wise afirmou que levou apenas 13 dias.

Gene Simmons e Ace Frehley declararam que Kiss é seu álbum favorito da banda. No álbum, Deuce e Strutter são duas faixas marcantes.

 

Barry White – Can’t Get Enough (18 de março de 1974):

O “Rei do Soul”, Barry White, entrega uma obra-prima atemporal com Can’t Get Enough.

O álbum explora o lado romântico do artista: Can’t Get Enough, You’re the First, My Last, My Everything e I’ve Got So Much Love to Give, são algumas das faixas mais tocadas.
Em 2003, a Rolling Stone classificou o álbum na posição 281 na lista da revista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, e na posição 283 em uma lista revisada de 2012. O terceiro álbum de estúdio do cantor americano foi lançado em 6 de agosto de 1974 pela gravadora 20th Century.

 

Queen – Queen II (8 de março de 1974):

Lançado em 8 de março de 1974, o segundo álbum de estúdio da banda britânica Queen, Queen II, é uma obra que se destaca por sua teatralidade.

Composto por nove faixas, o disco é dividido em duas partes distintas. E faixas marcantes como Seven Seas of Rhye e The March of the Black Queen se tornaram clássicos atemporais.

Queen – Sheer Heart Attack (8 de novembro de 1974):

O terceiro álbum de estúdio do Queen marca um passo importante na evolução da banda, consolidando seu estilo único: Sheer Heart Attack apresenta faixas que se tornaram clássicos instantâneos, como: Killer Queen, Brighton Rock e Stone Cold Crazy.

 

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, Aline Carlin Cordaro é interessada por moda, cinema, música, política internacional, beleza e viagens. Com passagem na redação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e no TCESP, Aline já comandou seu próprio podcast e atuou como fotógrafa. Atualmente, é mãe de pets e redatora da Rolling Stone em tempo integral.

Sugestões: [email protected]

TAGS: 50anos, álbum, Blues, Jazz, LISTA, música, rock