MUBI

‘Meu Amigo Robô’, animação indicada ao Oscar, chega ao streaming

Premiada no Festival de Annecy, animação retrata a amizade entre um cão solitário e um robô, na Nova York dos anos 1980

Redação

Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)
Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)

Meu Amigo Robô, do diretor e roteirista espanhol Pablo Berger, chegou à MUBI! Multipremiado em festivais internacionais, o filme indicado a Melhor Longa-metragem de Animação no Oscar 2024 já está disponível na plataforma.

Meu Amigo Robô (Robot Dreams) é uma adaptação da história em quadrinhos de mesmo nome de Sara Varon, lançada em 2007, sobre a amizade entre um cão solitário e um robô comprado pelo correio. O filme, que estreou mundialmente no Festival de Cannes 2023, traz um olhar colorido, afetuoso e nostálgico sobre a cidade de Nova York da década de 1980.

Quarto longa-metragem e primeira animação de Pablo Berger, Meu Amigo Robô retrata uma história divertida e tocante. Sem a utilização de diálogos, o filme conta com a emoção e expressividade das cenas, garantidas pelo diretor de animação Benoît Féroumont e pelo diretor de arte José Luis Ágreda.

Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)

Premiada nos festivais de Annecy e SITGES, e exibida na Mostra SP, BFI London, entre outros, a animação se destaca ainda pela trilha sonora, que inclui “September”, do Earth, Wind & Fire — uma das músicas favoritas de Pablo Berger. Em entrevistas, o diretor admitiu que o filme também presta homenagem a clássicos do cinema como Kramer vs Kramer (1979) e Taxi Driver (1976).

Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)

Sinopse

Cachorro mora em Manhattan e está cansado da solidão. Um dia, ele decide construir um robô para lhe fazer companhia. A amizade entre eles floresce, tornando-os inseparáveis. Com muita tristeza, Cachorro é obrigado a abandonar o Robô na praia numa noite de verão. Será que voltarão a se encontrar?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MUBI BRASIL (@mubibrasil)

Sobre o diretor

Pablo Berger nasceu em Bilbao, na Espanha, em 1963. Dirigiu o curta-metragem Mama (1988) e os longas Da Cama Para a Fama (2003), Abracadabra (2017) e o drama Branca de Neve (2012), vencedor do prêmio do júri no festival de San Sebastián. Em suas produções, acredita no poder do humor para abordar temas sensíveis.

 

TAGS: animação, cinema, filme, meu amigo robô, MUBI, oscar, PABLO BERGER, streaming