LEMBRANÇAS

Francis Ford Coppola relembra exílio de Glauber Rocha: ‘Chorou em meus braços’

Em passagem pelo Brasil para divulgar Megalópolis, seu novo filme, Francis Ford Coppola relembrou da amizade com o cineasta brasileiro

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Francis Ford Coppola relembra exílio de Glauber Rocha: 'Chorou em meus braços'
Francis Ford Coppola relembra exílio de Glauber Rocha: 'Chorou em meus braços' - Ernesto Ruscio/Edaordo Fornaciari/Getty Images

Em passagem pelo Brasil para divulgar Megalópolis, seu novo filme, Francis Ford Coppola relembrou da amizade com o cineasta Glauber Rocha. Em evento realizado na última segunda-feira (28), Teatro B32, em São Paulo, o diretor falou sobre o tempo em que o brasileiro se refugiou em sua casa, em São Francisco, na Califórnia (EUA), durante o regime militar.

Glauber chorou nos meus braços, angustiado por não saber se um dia poderia retornar ao seu país. Ele voltou e morreu aqui. Como um diretor que amava tanto seu país poderia correr esse risco?”, relembrou Coppola [via Aventuras na História].

Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, o cineasta irá participar da cerimônia de encerramento da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde será homenageado com o prêmio Leon Cakoff e ainda apresentará uma sessão especial de Megalópolis. Confira o anúncio:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @mostrasp

 

Qual é a história de Megalópolis?

Escrito e dirigido por Coppola, Megalópolis demorou quarenta anos para, finalmente, chegar às salas de cinema. A ideia para o filme surgiu na década de 1980, mas o cineasta não conseguiu financiamento para realizar o longa na época e chegou a vender algumas de suas propriedades para tirar o filme do papel.

Na história, a cidade de Nova Roma é palco de um conflito épico entre Cesar Catilina (Adam Driver, Star Wars), um artista genial a favor de um futuro utópico e idealista, e seu opositor, o ganancioso prefeito Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito, Caleidoscópio). Entre os dois está Julia Cicero (Nathalie Emmanuel, Velozes & Furiosos 10), com a lealdade dividida entre seu pai, Franklyn, e o seu amado, Cesar, tentando decidir qual futuro a humanidade merece.

O longa — que ainda conta com Aubrey Plaza (The White Lotus), Dustin Hoffman (Rain Man), Shia Labeouf (O Falcão Manteiga de Amendoim), Jason Schwartzman (Asteroid City), Laurence Fishburne (John Wick 4: Baba Yaga) e Jon Voight (Ray Donovan) no elenco — estreia em 31 de outubro nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer:

LEIA TAMBÉM: Robert De Niro critica Donald Trump em exibição de Megalópolis: ‘Ele não pode fazer nada’

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: francis ford coppola, glauber rocha, Megalópolis