“PARABÉNS”

A incrível mensagem de Jack White para Meg White no 50º aniversário da baterista

Casados entre 1997 e 2000, músicos foram parceiros de The White Stripes por 14 anos — e carinho continua mesmo com perda de contato

Igor Miranda (@igormirandasite)

White Stripes, com Jack e Meg White (Foto: Lex van Rossen/MAI/Redferns)
White Stripes, com Jack e Meg White (Foto: Lex van Rossen/MAI/Redferns)

A última terça-feira (10) foi uma data especial para Meg White. A americana, notória por ter sido baterista do já encerrado White Stripes, completou seu 50º aniversário.

Seu ex-parceiro de banda e ex-marido, o vocalista e guitarrista Jack White, reservou uma publicação no Instagram especialmente para homenageá-la. O texto publicado pelo artista se mostrou breve, mas certeiro.

Ao compartilhar uma foto de Meg, Jack declarou:

“FELIZ ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS para minha irmã mais velha, a grande Meg White. Só existe uma de você, Meggo, o molde foi quebrado depois. Você continua inspirando as pessoas, inclusive eu. Te amo muito.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jack White (@officialjackwhite)

 

Jack White, Meg White e o White Stripes

Jack trata Meg como irmã mesmo após o fim dos relacionamentos afetivo e profissional. Eles se casaram em 1996, com Jack aderindo o sobrenome da cônjuge. No ano seguinte, ela começou a aprender a tocar bateria — e o White Stripes se formou, assim, rapidamente, enquanto ela se desenvolvia no instrumento. O divórcio não demorou a vir — foi oficializado em março de 2000 —, mas a parceria musical durou por mais tempo, até 2011, com o anúncio do rompimento da banda.

Nenhuma justificativa foi apresentada para o encerramento do duo. Declarou-se apenas que existiram “uma infinidade de razões… principalmente para preservar o que é bonito e especial na banda”.

Jack White e Meg White formavam o 'The White Stripes' (Foto: Patrick Pantano / Divulgação)
Jack White e Meg White formavam o White Stripes (Foto: Patrick Pantano / Divulgação)

 

Em 2009, Meg se casou com Jackson Smith, filho das lendas do rock Patti Smith e Fred “Sonic” Smith, guitarrista do MC5. Não se sabe o quanto isso pode ter influenciado o fim do White Stripes, mas fato é que a baterista se aposentou por completo da música após o encerramento do projeto.

Em entrevista de 2015 à Rolling Stone EUA (via site Igor Miranda), Jack comentou que Meg nunca notou sua própria importância dentro do grupo. Também admitiu que já não mantinha mais contato com a ex-parceira de afeto e trabalho.

“Ela nunca percebeu o quão importante era para a banda, para mim e para a música. Acho que ninguém fala com a Meg. Ela sempre foi uma eremita. Quando vivia em Detroit, tinha sempre de ir até a casa dela se quisesse conversar sobre alguma coisa. Isso indica que agora praticamente não nos falamos mais.”

Meg White em 2006 (Foto: Getty Images)
Meg White em 2006 (Foto: Getty Images)

 

+++ LEIA MAIS: White Stripes desiste de processar Trump por uso de “Seven Nation Army”
+++ LEIA MAIS: A mudança que Meg White exigiu em letra do White Stripes

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: jack white, Meg White, White Stripes