“ALGO QUE JÁ COMEÇOU”

Pitty explica pausa na carreira após série de shows: “mudanças profundas”

Cantora pretende interromper temporariamente suas atividades e revela acreditar que hiato se refletirá em seu processo criativo

Igor Miranda (@igormirandasite)

Pitty (Foto: Bruno Fujii)
Pitty (Foto: Bruno Fujii)

Pitty se despediu de 2024 com um anúncio diferente. Por meio de publicação no Instagram, a artista confirmou que suas próximas apresentações — marcadas para o período entre janeiro e março do ano que vem — serão as últimas antes de uma pausa.

A publicação destacou que os últimos 4 anos da cantora foram marcados por muita atividade. Entre 2022 e 2024, ela concluiu a turnê do álbum Matriz (2019), realizou uma série de apresentações com Nando Reis no projeto PittyNando, promoveu a turnê que celebrou as duas décadas do álbum Admirável Chip Novo (2003) e fez uma performance especial com Emicida (Travessia) no festival João Rock.

Em breve declaração a Mari Pacheco para o site Popline, a artista comentou a sua decisão. Inicialmente, ela pontua:

“Esse momento tem sido de mudança de ciclo, de passagem. É algo que já começou e que vai se consolidar esse ano.”

Ainda de forma enigmática, Pitty mencionou que serão feitas “mudanças profundas, estruturais; como artista e pessoa”. E destacou como seus próximos trabalhos podem ser impactados por este hiato:

“Não tenho dúvidas que tudo isso irá se refletir na criação, na arte, que é minha válvula de escape pessoal, além de meu instrumento de comunicação com o mundo.”

Um de seus shows finais antes do intervalo acontece neste sábado (25), no Festival de Verão de Salvador. Na ocasião, ela terá Melly como convidada especial. Ainda ao Popline, a cantora declarou:

“Eu fico sempre ligada nas novas artistas, e Melly chama atenção pelo carisma, timbre, força. É lindo ver surgir essas vozes, e compartilhar e abrir espaço para elas é um compromisso, uma retribuição. É fazer a roda girar. Fiquei muito feliz que ela topou o convite.”

Pitty - Foto: Victor Moriyama / Getty Images)
Pitty – Foto: Victor Moriyama / Getty Images

 

Agenda de shows

Apesar da prometida interrupção das performances ao vivo após o mês de março, já há um show marcado para setembro. A artista será uma das atrações do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio, naquela que deve ser a única data destinada ao rock: 7 de setembro.

Ela está escalada para o palco The One, junto a Iggy Pop, CPM 22 e Supla & Inocentes. No Skyline, área principal, foram confirmados Green Day, Sex Pistols (com Frank Carter), Bruce Dickinson e Capital Inicial.

Confira abaixo os shows anunciados por Pitty para 2025:

  • 25/01: Festival de Verão – Salvador (BA)
  • 14/02: Ginásio do Sesi – Caxias do Sul (RS)
  • 15/02: Espaço Flor de Lis – Criciúma (SC)
  • 15/03: BeFly Hall – Belo Horizonte (MG)
  • 20/03: Teatro Positivo – Curitiba (PR)
  • 21/03: Espaço Unimed – São Paulo (SP)
  • 22/03: Fundição Progresso – Rio de Janeiro (RJ)
  • 07/09: The Town – São Paulo (SP)

Fim de casamento

Nos últimos dias, também surpreendeu o anúncio de que o casamento de Pitty e Daniel Weksler chegou ao fim.

O relacionamento começou em 2006, pouco tempo após terem se conhecido durante uma cerimônia do MTV Video Music Brasil (VMB), enquanto a união foi oficializada em 2010.

Um texto foi compartilhado nos perfis de ambos no Instagram. Nele, a cantora de sua própria banda e o baterista do NX Zero afirmam:

“A vida e seus ciclos. Um que termina é sempre outro que começa. Por aqui, a decisão de não ser mais um casal traz, juntamente, a escolha de permanecer amigos, parceiros e de transmutar amor em respeito à nossa história e aos desejos de futuro. Sigamos.”

Pitty e Daniel são pais de Madalena, que nasceu em 2016. No âmbito profissional, trabalharam juntos entre o fim da última década e 2022, período em que o baterista integrou a banda da vocalista. Ele participou do álbum Matriz (2019), bem como da turnê subsequente, de um EP e de um DVD gravado ao vivo. Foi substituído por Jean Dolabella (ex-Sepultura, Ego Kill Talent) antes do NX Zero confirmar seu retorno.

+++ LEIA MAIS: A opinião de Pitty sobre letras de músicas atuais, sobretudo do funk
+++ LEIA MAIS: Pitty desabafa sobre falso empoderamento feminino: “o que minha filha vai pensar?”
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: pitty