O relato assustador de Brian May sobre mini-AVC sofrido em 2024
Músico do Queen revelou ter sentido medo de perder movimento de um dos braços e não conseguir mais tocar guitarra — algo que fez a vida toda
Igor Miranda (@igormirandasite)
Brian May sofreu uma emergência de saúde em 2024. O guitarrista do Queen foi vítima do que se chama informalmente de “mini-AVC”.
Trata-se de um ataque isquêmico transitório (AIT), um breve episódio de disfunção neurológica causada por uma interrupção da irrigação de sangue no cérebro, medula espinhal ou retina, sem que haja morte de tecidos. Embora não seja considerado um problema de alta gravidade, é um alerta importante que demanda avaliação médica — e, no caso de May, comprometeu seu braço esquerdo por um tempo.
Em entrevista à Guitarist (via NME), o músico de 77 anos desabafou sobre a sensação de lidar com um AIT. Ele admitiu ter ficado com medo de nunca mais recuperar o movimento do membro em questão e, consequentemente, não voltar a tocar guitarra — algo que fez durante a vida toda.
May disse que o episódio ocorreu “do nada, de repente” e o deixou sem conseguir controlar o braço esquerdo. Em seguida, destacou:
“Passou pela minha cabeça a possibilidade de nunca mais tocar guitarra. Quando de repente não consegui controlar meu braço esquerdo, foi bem assustador. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo.”
Sua médica conseguiu apontar o problema de saúde apenas a partir de uma ligação telefônica. Pediu que Brian discasse para o serviço de emergência e fosse ao hospital de ambulância. Apesar dos medos, ele percebeu algo importante que o deixou um pouco mais tranquilo:
“Mesmo no pior momento, embora eu não conseguisse controlar o braço, eu conseguia controlar meus dedos. Então pensei: é provável que eu não esteja realmente em perigo.”
Por fim, o guitarrista do Queen revelou sentir-se bem no momento. “Só estou pegando leve”, garantiu.

A recuperação de Brian May
Brian May revelou em setembro ter sofrido o AIT. Meses depois, sua esposa, a atriz Anita Dobson, disse que o guitarrista lidou com alguns desafios em sua recuperação, mas conseguiu recuperar os movimentos do braço esquerdo.
Já neste ano, em entrevista ao The Sun, foi revelado que o casal contraiu uma forte gripe, o que só dificultou as coisas para o músico. Apesar disso, ela reforçou que o marido está “estável” e destacou: problemas de saúde podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade.

May sabe disso. Em 2020, ano de início da pandemia de covid-19, o artista sentiu fortes dores no peito enquanto fazia jardinagem. Descobriu ter sofrido um ataque cardíaco causado por três artérias congestionadas. Felizmente, também se recuperou bem deste problema, a ponto de ter realizado uma turnê com o projeto Queen + Adam Lambert no início do ano passado. Não há novos shows confirmados.
+++ LEIA MAIS: Como Freddie Mercury ajudava Brian May com suas inseguranças
+++ LEIA MAIS: Sem o Queen, com a Queen: Brian May elege seu show mais memorável
+++ LEIA MAIS: A música mais subestimada do Queen, na opinião de Brian May
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram