“VOCÊ QUER IR EMBORA?”

O produtor armado que teria feito os Ramones de reféns em gravação de álbum

Banda resolveu trabalhar com um dos profissionais de estúdio mais aclamados daquela época — sem saber que estava lidando com alguém problemático

Igor Miranda (@igormirandasite)

Ramones em 1980 D-E: Johnny Ramone, Dee Dee Ramone, Joey Ramone e Marky Ramone
Ramones em 1980 D-E: Johnny Ramone, Dee Dee Ramone, Joey Ramone e Marky Ramone - Foto: Peter Noble / Redferns

No fim da década de 1970, os Ramones já eram uma das bandas mais importantes do punk rock. Todavia, não conseguiram o sucesso comercial que outros contemporâneos haviam conquistado. Surge nesse contexto a figura de Phil Spector, produtor — e futuro criminoso condenado — que trabalhou com a banda em seu álbum mais radiofônico, End of the Century (1980).

Era para o envolvimento ter começado ainda antes. Famoso por ter gravado nomes como os Beatles (bem como John Lennon e George Harrison), Ike & Tina Turner e as Ronettes, Spector se ofereceu para ajudar nas gravações de Rocket to Russia (1977), penúltimo álbum antes de End of the Century. O grupo recusou, mas a gravadora posteriormente aceitaria o auxílio de forma pontual devido às baixas vendas.

Naquela época, o baterista Tommy Ramone era o produtor da banda. Ele se afastaria do instrumento, mas continuou em estúdio com os ex-colegas para registrar Road to Ruin (1978). Porém, as coisas continuavam não dando certo em âmbito comercial para os Ramones. Então, eles enfim aceitariam trabalhar com Phil, também consagrado por adotar uma técnica de gravação chamada “wall of sound” — bastante produzida e repleta de efeitos para soar bem até em equipamentos de rádio de baixa qualidade.

Phil Spector no início dos anos 1970
Phil Spector no início dos anos 1970 – Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

 

Tudo certo… para dar errado. Apesar do talento inegável, Spector era um sujeito difícil, para dizer o mínimo. Não à toa, seria preso décadas depois pelo assassinato da atriz Lana Clarkson. O produtor morreu na cadeia, em 2021, de covid-19.

Antes disso, aterrorizou a vida de muita gente. Incluindo a dos Ramones, que já começaram as sessões de End of the Century irritados com o profissional de estúdio, extremamente lento e metódico em seu trabalho, enquanto o quarteto punk era acelerado em todos os sentidos. 

Em entrevista para a Classic Rock (via site Igor Miranda), o baterista Marky Ramone disse que a confusão teve início na regravação de “Rock ‘n’ Roll High School”, faixa que já havia sido lançada em 1979 para a trilha sonora do filme homônimo. Segundo ele, Spector fez o guitarrista Johnny Ramone repetir o mesmo acorde por horas, em volume muito alto, para capturar as execuções perfeitas e formar uma camada sonora.

Marky, curiosamente, pareceu ter se dado bem com Phil. Ele comenta:

“Eu entendia a atitude dele. Ele era do Bronx, eu era do Brooklyn. Nos dávamos muito bem e tínhamos uma boa relação. Mas ele tinha seu jeito de trabalhar, que era muito lento, e os Ramones tinham seu jeito de trabalhar, que era muito rápido. Então isso às vezes incomodava a todos e levou a uma animosidade com Johnny e Dee Dee.”

O mencionado baixista Dee Dee Ramone, por sua vez, complementa:

“Phil ficava sentado na sala de controle e ouvia pelos fones de ouvido Marky tocando uma nota na bateria, hora após hora, hora após hora, hora após hora.”

Ramones em 1979
Ramones em 1979 – Foto: David Tan / Shinko Music / Getty Images

 

Phil Spector teria mantido os Ramones reféns

Conforme as gravações evoluíam — ou não —, o comportamento de Phil Spector ganhou ares ainda mais bizarros. E, ao que tudo indica, criminosos.

Dee Dee afirma que os Ramones foram mantidos reféns pelo produtor, durante algumas horas, em sua casa. O profissional de estúdio andava armado e teria até mesmo apontado sua pistola na direção dos músicos.

De acordo com o baixista, a situação se deu após Spector levar o vocalista Joey Ramone para uma reunião particular, de três horas, em sua mansão/estúdio. Preocupado com a demora, Dee Dee os procurou — e acabou testemunhando Phil “no topo de uma escada, gritando e brandindo uma arma”. O produtor teria apontado sua pistola no coração do músico e ordenado que a banda fossem para outra sala.

Nas palavras de Dee Dee:

“Ele só guardou sua pistola quando se sentiu seguro de que seus seguranças poderiam assumir. Então ele se sentou em seu piano preto e nos fez ouvi-lo tocar e cantar ‘Baby, I Love You’ até bem depois das 4h30 da manhã.”

Em versão similar, Johnny Ramone afirma que Phil Spector estava sempre armado e revela que os Ramones foram “prisioneiros em sua casa por cerca de seis horas” e acharam que levariam tiros. O guitarrista diz:

“Eu disse ‘vamos’, ele sacou uma arma e disse: ‘você quer ir embora?’. Eu disse, ‘Não, tudo bem, nós ficaremos por um tempo’.”

Em contrapartida, Marky Ramone deu um relato bem diferente. Segundo ele, Phil Spector “não apontou armas para ninguém”. Elas existiam, mas o produtor “tinha licença para portar” e “nunca fez a banda refém”.

Ramones bem-sucedidos?

Apesar do incômodo com a lentidão do processo, acredita-se que End of the Century tenha sido feito em um mês: maio de 1979. O trabalho de “pós” acabou demorando mais, tendo em vista que o álbum só sairia em 4 de fevereiro de 1980.

No fim das contas, o disco teve boas vendas, mas não o suficiente para ser chamado de “sucesso”. Chegou à 44ª posição da parada americana, sendo o trabalho do grupo a chegar mais alto neste ranking. Também teve repercussão moderada na Europa e no Reino Unido. Além de “Rock ‘n’ Roll High School”, há faixas como “Do You Remember Rock ‘n’ Roll Radio” e “Baby, I Love You”, esta um cover das Ronettes.

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Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
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