NOVIDADE

Fernando Meirelles trabalhará em série sobre fuga de Pepe Mujica da prisão

O ator uruguaio Enzo Vogrincic, que atuou em Sociedade da Neve (2023) estará no elenco da produção, baseada no livro La Fuga de Punta Carretas

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Fernando Meirelles e Pepe Mujica (Fotos: Getty Images)
Fernando Meirelles e Pepe Mujica (Fotos: Getty Images)

O brasileiro Fernando Meirelles, conhecido por encabeçar projetos como o indicado ao Oscar Cidade de Deus (2002) — em parceria com Katia LundEnsaio sobre a Cegueira (2008) e Dois Papas (2019), será responsável por uma minissérie sobre a fuga de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, da prisão. As informações foram divulgadas pela Variety.

Intitulada El Abuso, a série será baseada no livro La Fuga de Punta Carretas (1990), de Eleuterio Fernández Huidobro. Meirelles dividirá a direção com o cineasta uruguaio-brasileiro César CharloneO Banheiro do Papa (2007) e Artigas – La Redota, (2011).

A produção gira em torno da fuga de 101 prisioneiros políticos Tupamaros no ano de 1971, entre eles estava José Alberto “Pepe” Mujica Cordano — o Pepe Mujica, que se tornaria presidente do Uruguai no ano de 2010, governando até 2015. “Numa época em que o mundo estava profundamente dividido, esta fuga simbolizou a liberdade de uma região inteira,” declarou Charlone.

A minissérie ainda abordará o sequestro e assassinato do agente da CIA Dan Mitrione em 1970. O caso está ligado à estratégia dos Tupamaros de exposição da Operação Condor, que aconteceu na Guerra Fria.

Enzo Vogricinc, ator uruguaio que participou de Sociedade da Neve (2023), estará no elenco, mas até o momento não há informações sobre o papel que ele interpretará ou sobre outros atores envolvidos na produção.

Pedro Figueiredo - Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, já escreveu sobre arquitetura e finanças, além de ter experiência com comunicação corporativa, mas se encontrou trabalhando com jornalismo cultural. Apaixonado por música, séries, filmes e novelas.
TAGS: Enzo Vogricinc, fernando meirelles, Pepe Mujica