PROGRAMAÇÃO

Cinemateca Brasileira homenageia Fernanda Torres com sessão gratuita de ‘Eu Sei que Vou Te Amar’

O filme de Arnaldo Jabor será seguido de debate com o crítico Luiz Zanin e a atriz Clara Carvalho, mediados por Carlos Augusto Calil

Redação

Fernanda Torres em 'Eu Sei que Vou Te Amar' (Foto: Divulgação)
Fernanda Torres em 'Eu Sei que Vou Te Amar' (Foto: Divulgação)

Com curadoria de Carlos Augusto Calil, o Programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro organiza sessões mensais na Cinemateca Brasileira, sempre acompanhadas de debates. O objetivo é promover a difusão de filmes com pouca circulação e/ou que foram restaurados pela instituição.

Em fevereiro, será realizada uma sessão especial em homenagem à Fernanda Torres. Atriz mais conhecida por seus papéis de comédia, recebe amplo reconhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior, por sua atuação no drama histórico Ainda Estou Aqui (Walter Salles, 2024). Além da recente conquista do Globo de Ouro de melhor atriz, Torres recebeu uma indicação ao Oscar na mesma categoria.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cinemateca Brasileira (@cinemateca.brasileira)

Outras atuações marcantes da atriz no cinema incluem Inocência (Walter Lima Jr., 1983) e A Marvada Carne (André Klotzel, 1985). Por esse último, Fernanda recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes aos 20 anos.

Sobre a vitória, que impulsionou sua carreira, escreveu em 2011: “Guardo o prêmio num cofre, raramente o vejo. Tenho orgulho de tê-lo, mas seu valor é secundário diante da convivência com pessoas do calibre, entre tantos, de Walter Lima Júnior, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra, Anthony Hopkins, Gerald Thomas, Domingos Oliveira, Walter Salles, Daniela Thomas, Luiz Fernando Guimarães, Jorge Furtado e João Ubaldo Ribeiro“.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cinemateca Brasileira (@cinemateca.brasileira)

Eu Sei que Vou Te Amar será exibido na programação, oferecendo ao público a oportunidade de revisitar uma das atuações mais emblemáticas da carreira da atriz. O filme será seguido de um debate com Luiz Fernando Zanin, Clara Carvalho e mediação de Carlos Augusto Calil.

Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes da sessão.

TAGS: Ainda Estou Aqui, cinema, Cinemateca Brasileira, fernanda torres, filme, programação