HABLOU MESMO

Liam Gallagher liga modo “sincerão” ao reagir a indicação do Oasis para o Rock Hall

Banda inglesa volta a disputar vaga na instituição americana; cantor se manifestou pelas redes sociais em duas mensagens curiosas

Igor Miranda (@igormirandasite)

Liam Gallagher (Foto: Shirlaine Forrest/WireImage)
Liam Gallagher (Foto: Shirlaine Forrest/WireImage)

O Oasis recebeu mais uma chance para entrar no Rock and Roll Hall of Fame. A banda inglesa está entre os indicados a uma das vagas — entre seis e oito — oferecidas pela instituição na chamada “classe de 2025”.

Porém — e como era de esperar —, não se encantou com a possibilidade. Em publicação no X/Twitter, o vocalista do grupo repercutiu a notícia ligando o modo “sincerão”. Primeiro, ele disse:

“O Rock and Roll Hall of Fame é para BABACAS.”

Habitualmente, o cantor interage com fãs na rede social. Não foi diferente desta vez: ele aproveitou a ocasião para responder a um fã que perguntou qual seria sua postura caso entrasse para o chamado “hall da fama do rock and roll”. Novamente de forma debochada — ou não —, afirmou:

“Obviamente irei e direi que é a melhor coisa do mundo.”

Em 2024, ano em que o Oasis disputou pela primeira vez uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame, Liam teve reação similar. Também no X/Twitter (via site Igor Miranda), o frontman declarou que não tinha interesse em receber um “prêmio de m#rda dado por um velhote usando chapéu de cowboy”. Em seguida, postou:

“F#da-se o Rock and Roll Hall of Fame, é cheio de otários.”

Rock and Roll Hall of Fame 2025

Veja a lista de indicados para o Rock and Roll Hall of Fame 2025:

  • Bad Company
  • The Black Crowes
  • Mariah Carey
  • Chubby Checker
  • Joe Cocker
  • Billy Idol
  • Joy Division/New Order
  • Cyndi Lauper
  • Maná
  • Oasis
  • Outkast
  • Phish
  • Soundgarden
  • The White Stripes

Dentre os 14 concorrentes, oito foram lembrados pela primeira vez. Outkast, Billy Idol, Bad Company, Joe Cocker, Black Crowes, Chuccy Checker, Maná e Phish nunca haviam disputado um espaço até então.

Mariah Carey, Oasis, White Stripes, Cyndi Lauper, Joy Division/New Order e Soundgarden estavam na lista de outros anos, mas não foram escolhidos. Os dois primeiros nomes, inclusive, estavam no páreo em 2024.

Mariah Carey no Rock in Rio 2024
Mariah Carey no Rock in Rio 2024 – Foto: Wagner Meier / Getty Images

 

Só podem concorrer a uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame artistas e bandas que lançaram sua primeira gravação (álbum, EP, single) ao menos 25 anos antes daquela edição. Ou seja: neste caso, os materiais de estreia precisam ter saído no máximo até 2000.

Embora o Rock and Roll Hall of Fame esteja em Cleveland, a cerimônia de 2025 acontecerá em Los Angeles, também nos Estados Unidos. Será no outono do hemisfério norte, em data a ser revelada.

No evento de 2024, foram homenageados Ozzy Osbourne (que já integrava a instituição como membro do Black Sabbath), Dave Matthews Band, Cher, A Tribe Called Quest, Mary J. Blige, Peter Frampton, Foreigner e Kool & The Gang. A escolha dos artistas ocorre após uma votação entre cerca de 1,2 mil autoridades no assunto, como músicos e outros profissionais da indústria. Uma votação popular é realizada, mas corresponde a apenas um dos tantos votos.

Ozzy Osbourne em 2024
Ozzy Osbourne no Rock and Roll Hall of Fame em 2024 – Foto: Kevin Mazur / Getty Images for The Rock and Roll Hall of Fame

 

Destaques entre os indicados de 2025

Alguns nomes lembrados em 2025 chamam a atenção do público. O Oasis, em especial, movimentou bastante o noticiário global desde o anúncio de sua volta para uma turnê mundial, a ser iniciada nos próximos meses.

O Maná, por sua vez, entra para a história como o primeiro artista ou banda com repertório primariamente ou exclusivamente em espanhol a ser indicado. Já Billy Idol acabou lembrado, curiosamente, após Ozzy Osbourne ter dito, em 2024, que ele já deveria estar no Rock and Roll Hall of Fame.

Há outros nomes que surpreendem pela ausência na instituição após tanto tempo. O Bad Company, por exemplo, foi uma das bandas de rock mais populares na década de 1970, mas não obteve seu espaço, assim como Joy Division e New Order — dois nomes lendários do rock alternativo que foram indicados juntos pois um nasceu das cinzas do outro. Soundgarden, ícone do grunge dos anos 1990, é outro exemplo de banda que ainda está fora, embora contemporâneos como Nirvana e Pearl Jam já tenham entrado.

Soundgarden em 2014 - Foto: Jack Plunkett / Invision / AP
Soundgarden em 2014 – Foto: Jack Plunkett / Invision / AP

 

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

 

+++ LEIA MAIS: A dura opinião dos irmãos Gallagher sobre “Wonderwall”, do Oasis
+++ LEIA MAIS: O melhor disco do Pink Floyd segundo Noel Gallagher — para a fúria de David Gilmour
+++ LEIA MAIS: A nova e surpreendente treta entre Liam Gallagher e baixista do Sex Pistols
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Liam Gallagher, Oasis, rock and roll hall of fame