“Aposentado”: Steven Tyler não voltará a fazer turnês, garante Matt Sorum
Ainda que tenha realizado apresentação especial no início do mês, vocalista do Aerosmith não é fisicamente capaz de aguentar uma excursão completa
Igor Miranda (@igormirandasite)
Fãs de Aerosmith não devem se empolgar por Steven Tyler ter feito um show especial no início do mês no Hollywood Palladium de Los Angeles, Estados Unidos. O cantor e sua respectiva banda seguem aposentados das atividades em turnê.
Matt Sorum, baterista ex-Guns N’ Roses e Velvet Revolver, reforçou a informação. Em entrevista à WBAB (via site Igor Miranda), ele definiu a performance de Tyler no evento de sua ONG, Janie’s Fund, como algo pontual. O artista de 77 anos até consegue fazer uma ou outra apresentação, mas os dias de excursão chegaram ao fim.
“Alguns fãs disseram: ‘ah, então ele está conseguindo cantar’. Deixa eu explicar o que está acontecendo com Steven Tyler, porque ele é um grande amigo. Ele cantou naquele dia e foi um grande momento para ele, porque ele havia se machucado gravemente. Agora, ele vai voltar a fazer turnê? Não. Steven não pode se submeter ao desgaste físico de fazer uma turnê mundial completa porque há muita pressão.”
Ainda de acordo com Sorum, o perfeccionismo do amigo e colega de profissão seria um impeditivo. Steven, um dos maiores vocalistas da história do rock, não aceitaria recorrer a faixas pré-gravadas ou playback para enganar o público.
“Se você não é cantor, não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista. Se ele não cantar do jeito certo, fica incomodado. E ele não vai usar playback, como 80% dos artistas por aí que estão pegando seu dinheiro, nem mudar o tom das músicas. Ele diz: ‘sou um artista, sou um cantor, essa é minha banda e faço isso há 50 anos – e se não posso fazer perfeito, então não faço’.”

O ex-integrante do Guns precisou convencer o frontman do Aerosmith a realizar a performance no evento. Assim, eles chegaram ao formato: apenas algumas músicas, sem show completo. O modelo pode ser repetido futuramente, aliás.
Na ocasião, Steven tocou as seguintes músicas:
- “More Than Words” (Extreme) – com Nuno Bettencourt e Mick Fleetwood (Fleetwood Mac);
- “Toys in the Attic” – com Nuno Bettencourt;
- “Dream On” – com Lainey Wilson, Nuno Bettencourt e outros;
- “Sweet Emotion” – com Tom Hamilton e Chris Robinson (Black Crowes);
- “Walk This Way” – com Jessie J.
Veja vídeos a seguir.
Este é Steven Tyler cantando em público pela primeira vez desde o anúncio da aposentadoria do Aerosmith — causada justamente por danos em suas cordas vocais. Aqui, ele toca “More Than Words” (Extreme) com Nuno Bettencourt e Mick Fleetwood (Fleetwood Mac).pic.twitter.com/RzZOmXkvge
— Igor Miranda (@igormirandasite) February 4, 2025
A aposentadoria do Aerosmith
Steven Tyler sofreu em 2023 uma fratura na laringe que comprometeu suas cordas vocais. O fato de ele não ter conseguido se recuperar levou à aposentadoria do Aerosmith, anunciada quase um ano após o acidente ocorrido em pleno palco, no início da turnê de despedida do grupo.
Em trecho do comunicado que anuncia o fim definitivo, os músicos afirmam:
“Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê.”
+++ LEIA MAIS: O músico do Aerosmith que superou mais rapidamente o fim da banda
+++ LEIA MAIS: A música que fez o Aerosmith voltar de vez na década de 1980
+++ LEIA MAIS: O vocalista pouco conhecido que ensinou Steven Tyler a cantar
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram