CINEMA

O futuro de James Bond: Amazon assume controle criativo da franquia 007 em novo acordo com a família Broccoli

Mudança ocorre em meio a incertezas sobre o futuro do espião nos cinemas

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Daniel Craig como James Bond em Sem Tempo Para Morrer (Foto: Reprodução/Metro-Goldwyn-Mayer)
Daniel Craig como James Bond em Sem Tempo Para Morrer (Foto: Reprodução/Metro-Goldwyn-Mayer)

A Amazon MGM Studios assumiu o controle criativo total da franquia James Bond. O acordo foi firmado com os produtores Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, que, apesar de continuarem como co-proprietários da marca, não terão mais envolvimento direto nas decisões criativas dos próximos filmes.

A reestruturação acontece três anos após a Amazon adquirir a MGM, que detinha os direitos de distribuição da franquia. Até então, o controle criativo permanecia com a Eon Productions, liderada por Broccoli e Wilson. Com a nova parceria, a Amazon passa a comandar o futuro do agente 007, enquanto os antigos produtores se afastam gradualmente da saga.

Em declaração oficial, Mike Hopkins, chefe do Prime Video e Amazon MGM Studios, destacou a importância da transição (via THR):

Desde sua introdução nos cinemas há mais de 60 anos, James Bond se tornou um dos personagens mais icônicos do entretenimento filmado. Somos gratos ao saudoso Albert R. Broccoli e a Harry Saltzman por trazer James Bond aos cinemas de todo o mundo, e a Michael G. Wilson e Barbara Broccoli por sua inabalável dedicação em seus papéis de continuar o legado da franquia. Estamos honrados em dar continuidade a essa herança e ansiosos para iniciar a nova fase do lendário 007 para novos públicos pelo mundo.

O futuro da franquia 007

A mudança ocorre em um momento de incertezas sobre o próximo filme de James Bond, que ainda não teve produção iniciada e não conta com um ator definido para interpretar o espião. Desde a despedida de Daniel Craig em 007 – Sem Tempo Para Morrer (2021), especulações sobre o substituto do ator e o futuro da saga circulam sem confirmação oficial.

Em dezembro de 2024, o Wall Street Journal reportou que a Amazon deseja reformular a franquia, expandindo o universo de 007 e adotando um modelo semelhante ao do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Segundo a publicação, Barbara Broccoli teria se manifestado contra a ideia, chamando a empresa de “idiot de mer**”**, embora a informação não tenha sido oficialmente confirmada.

Em comunicado, Michael G. Wilson anunciou sua saída definitiva da produção dos filmes para se dedicar a projetos artísticos e sociais:

Barbara e eu concordamos que chegou o momento de confiar à Amazon MGM Studios a missão de levar James Bond para o futuro.

Barbara Broccoli afirmou que a decisão de se afastar veio após a conclusão de Sem Tempo Para Morrer:

Minha vida foi dedicada a manter e expandir o legado extraordinário que nos foi deixado por nosso pai, Cubby Broccoli. Tive a honra de trabalhar com quatro atores no papel de James Bond e colaborar com milhares de profissionais talentosos da indústria. Com o fim de No Time to Die e a aposentadoria de Michael, sinto que é o momento de focar em outros projetos.

Até o momento, não há previsão para o lançamento do próximo filme da franquia James Bond. Enquanto isso, os filmes anteriores do espião britânico estão disponíveis para streaming no Prime Video.

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, Aline Carlin Cordaro é interessada por moda, cinema, música, política internacional, beleza e viagens. Com passagem na redação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e no TCESP, Aline já comandou seu próprio podcast e atuou como fotógrafa. Atualmente, é mãe de pets e redatora da Rolling Stone em tempo integral.

Sugestões: [email protected]

TAGS: 007, Amazon, Amazon MGM Studios, James Bond, MCU, prime video