Dave Murray abre o jogo sobre aposentadoria do Iron Maiden: ‘sair com dignidade’
Guitarrista entende que ainda não está na hora da banda parar, mas quando este momento chegar, tudo será conduzido de forma sábia
Igor Miranda (@igormirandasite)
As discussões em torno de um possível encerramento das atividades do Iron Maiden ganharam força nos últimos tempos. Não apenas pela idade avançada dos músicos — todos já acima dos 60 anos —, como também pelos problemas de saúde e recente aposentadoria do baterista Nicko McBrain, único que já estava com mais de 70 anos.
A confirmação de uma turnê comemorativa de cinco décadas de banda apenas reforçou a discussão. O grupo excursionará pelos anos de 2025 e 2026 com a Run for Your Lives, tocando apenas músicas de seus nove primeiros álbuns de estúdio.
Existe mesmo um planejamento para o Maiden sair de cena? O guitarrista Dave Murray, único além do baixista Steve Harris a participar de todos os discos, concedeu rara entrevista ao Music Radar e abordou o assunto.
Inicialmente, o músico refletiu sobre outros artistas que parecem não saber a hora de parar — e garantiu que seus colegas terão conhecimento do momento de interromper as atividades. Ele disse:
“Para mim, não há nada pior do que ver uma banda que você gosta no palco e eles parecem que não deveriam estar lá fazendo isso. Estamos quase chegando à marca dos setenta agora, mas acho que todos saberemos quando será a hora. Seria uma decisão mútua.”
Em seguida, Murray apontou que é necessário sair de cena estando em alto nível. O público não pode testemunhar sua decadência.
“Acho que há um momento para desistir com dignidade e elegância, em vez de arrastar as coisas. Se você sair em nível alto e depois se aposentar graciosamente… acho que seria satisfatório para nós. E não apenas chutar cachorro morto, o que acontece quando você está fazendo isso pelos motivos errados.”

Pronto para continuar
Por fim, Dave Murray reforçou que o Iron Maiden está pronto para dar sequência às suas atividades com a nova turnê. O primeiro show da Run for Your Lives está marcado para maio deste ano, na Hungria. Há compromissos agendados até agosto, todos na Europa. A expectativa é que outros continentes — incluindo a América do Sul — recebam o grupo em 2026.
“Estamos todos prontos para esta turnê. Depois disso, veremos o que o futuro reserva. Mas no momento a banda soa ótima. Ainda temos aquela empolgação e adrenalina quando subimos no palco. Ainda estamos curtindo — e é disso que se trata, realmente.”
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: A quantidade enorme de visitas de Bruce Dickinson ao Brasil no pós-pandemia
+++ LEIA MAIS: O emotivo discurso de Bruce Dickinson homenageando Nicko McBrain em SP
+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson, do Iron Maiden, revela que estava pronto para buscar novo vocalista durante câncer
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram