Adrien Brody quebra recorde de discurso mais longo da história do Oscar
Ator ultrapassa marca de 1943 ao aceitar estatueta por O Brutalista
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
A 97ª cerimônia do Oscar, realizada neste domingo, 2 de março, foi marcada por recordes históricos. Além do Brasil conquistar seu primeiro prêmio com Ainda Estou Aqui, e Sean Baker se tornar a pessoa com mais estatuetas por um único filme, Adrien Brody entrou para a história ao fazer o discurso mais longo já registrado na premiação.
Vencedor da categoria Melhor Ator por sua atuação em O Brutalista, Brody superou a marca estabelecida por Greer Garson em 1943, quando a atriz discursou por 5 minutos e 30 segundos ao vencer por Rosa da Esperança. Brody falou por 5 minutos e 40 segundos, tornando-se o novo recordista.
Curiosamente, ao subir ao palco, o ator garantiu que seu discurso seria breve.
“Desliguem a música! Esse não é meu primeiro rodeio. Eu já fiz isso antes”, disse Brody, relembrando sua vitória no Oscar de 2003, por O Pianista. “Serei breve.”
Os vencedores do Oscar 2025
A cerimônia teve como grande vencedor da noite Anora, que conquistou cinco estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção para Sean Baker e Melhor Atriz para Mikey Madison. Baker também bateu um recorde, tornando-se o cineasta com mais prêmios por um único filme na história do Oscar.
O Brasil fez história ao vencer Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, primeiro filme nacional a conquistar a estatueta na categoria.
Já O Brutalista, além da vitória de Adrien Brody, levou os prêmios de Melhor Trilha Sonora, para Daniel Blumberg, e Melhor Fotografia, para Lol Crawley. Outros destaques foram Duna: Parte 2, Wicked: Parte Um e Emilia Pérez, cada um com duas estatuetas.