ENTREVISTA

Viola Davis sobre criar oportunidades para atrizes negras: ‘É meu legado e meu dever’

Atriz, que esteve no Brasil recentemente e conversou com a Rolling Stone Brasil, estrela G20, novo filme original do Prime Video

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Viola Davis, de G20, sobre criar oportunidades para atrizes negras: 'É meu legado e meu dever'
Viola Davis, de G20, sobre criar oportunidades para atrizes negras: 'É meu legado e meu dever' - Divulgação/Prime Video

“Na minha mente, eu vejo uma linha. E, além dessa linha, vejo campos verdes, flores lindas, belas e brancas mulheres, tentando me alcançar com seus braços esticados por cima daquela linha, mas eu não vejo como chegar lá. Eu não consigo passar daquela linha”, declamou Viola Davis, citando a abolicionista Harriet Tubman no palco da 67ª edição do Emmy Awards, em 2015, ao ganhar a sua primeira estatueta pelo papel da durona advogada Annalise Keating em How to Get Away with Murder (2014-2020).

“A única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”, acrescentou a artista, emocionada.

Algum tempo depois, a partir da terceira temporada da série de sucesso, além de protagonista, Viola também seria creditada como produtora de How to Get Away with Murder. Desde então, a atriz tem trabalhado para criar as oportunidades que, no passado, foram negadas a ela.

“Sinto que é meu legado e meu dever criar um trabalho que signifique algo para alguém. E que signifique algo para alguém que é como eu, que está à margem, como uma jovem atriz negra, e só quer participar”, afirmou a atriz, que produz e estrela G20, novo longa original do Prime Video, em entrevista à Rolling Stone Brasil.

Viola Davis e o marido, Julius Tennon, durante a turnê de divulgação de G20, novo filme original do Prime Video, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Prime Video)
Viola Davis e o marido, Julius Tennon, durante a turnê de divulgação de G20, novo filme original do Prime Video, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Prime Video)

 

Ao lado do marido, o ator Julius Tennon, que também assina a produção executiva da novidade, Viola desembarcou em um atípico e chuvoso Rio de Janeiro, no último dia 4 de abril, para promover o longa, que já está disponível no catálogo da plataforma de streaming e traz a atriz como a presidente dos Estados Unidos em uma missão para salvar o seu país e o mundo.

Parte do seleto grupo de artistas que conquistaram o EGOT — título dado a vencedores dos prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony — e frequentemente comparada a Meryl Streep, uma das maiores atrizes do cinema internacional, Viola viu a sua carreira escalonar após o sucesso de How to Get Away with Murder, garantindo o seu trabalho em grandes sucessos cinematográficos, como Um Limite Entre Nós (2016) — que rendeu o seu primeiro Oscar —, O Esquadrão Suicida (2021), A Mulher Rei (2022) e Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023):

“Agora que a minha carreira chegou a outro nível, e Julius e eu tivemos a chance de criar uma produtora, nós queríamos ter material para aquela garotinha cor de chocolate, que está à margem, e para as pessoas de cor, mulheres… O amplo espectro da humanidade”, completou a atriz.

“É assim que nós somos”, acrescentou Julius. “O que nós queríamos era criar uma companhia que pudesse dar oportunidades àqueles que talvez não estivessem em certo nível, mas fossem incrivelmente talentosos e merecessem uma oportunidade. Assim, você leva as pessoas aonde elas podem chegar.”

“Você não vai conseguir levar todo o mundo, mas você dá a oportunidade. E oportunidade gera oportunidade. Então, você dá a oportunidade para alguém e, depois, ela passa o bastão para outra pessoa”, continuou. “E é assim que se cria um fluxo. É assim que você começa a mudar as coisas, criando oportunidades e, então, outros fazem a mesma coisa.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CineBuzz (@cinebuzzbr)

Qual é a história de G20?

Quando a cúpula do G20 é atacada, a presidente dos Estados Unidos — uma heroína de guerra, esposa e mãe de dois — se torna o principal alvo de um plano para saquear o mundo. Após escapar da captura de criminosos, ela precisa ser mais esperta que o inimigo para proteger sua família, defender seu país e salvar os líderes mundiais.

Além de Viola DavisG20que é dirigido por Patricia Riggen (Os 33), ainda conta com Antony Starr (The Boys), Anthony Anderson (Os Infiltrados), Ramón Rodríguez (Will Trent: Agente Especial), Marsai Martin (Black-ish), Elizabeth Marvel (Acima de Qualquer Suspeita), Sabrina Impacciatore (The White Lotus), MeeWha Alana Lee (A Great Divide), Christopher Farrar (Kindred: Segredos e Raízes) e Douglas Hodge (Coringa). Assista ao trailer:

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: G20, Julius Tennon, prime video, Viola Davis