CINEMA

Diretora de Psicopata Americano critica idolatria a Patrick Bateman: ‘É uma sátira gay sobre masculinidade’

Mary Harron comentou os 25 anos do longa e criticou o culto a Patrick Bateman feito por homens do mercado financeiro

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Imagem/Reprodução
Imagem/Reprodução

A diretora Mary Harron, responsável por Psicopata Americano (2000), comentou os 25 anos do filme em entrevista ao Letterboxd Journal e afirmou estar confusa com a adoração que o personagem Patrick Bateman, interpretado por Christian Bale, ainda desperta em alguns homens — especialmente em figuras do mercado financeiro.

“Sempre fico muito intrigada com isso. Nem eu, nem [a roteirista] Guinevere Turner, jamais imaginamos que o filme seria abraçado por caras de Wall Street. Não era nossa intenção. Então será que falhamos?”

Segundo Harron, Bateman foi concebido como alvo de crítica e sátira, não como modelo a ser admirado. “Christian está claramente zombando desse tipo de homem”, afirmou. “Mas as pessoas interpretam as coisas de forma distorcida. Algumas leem a Bíblia e acham que devem sair matando. Outras leem O Apanhador no Campo de Centeio e decidem atirar no presidente.”

“É uma sátira feita por um homem gay”

A diretora destacou que o livro original, de Bret Easton Ellis, autor abertamente gay, traz uma visão crítica sobre os rituais masculinos competitivos:

“O fato de Bret ser gay permitiu que ele enxergasse os rituais homoeróticos entre esses machos alfa — algo que existe no esporte, em Wall Street e em todos os lugares onde homens competem entre si e cultuam sua virilidade. Tem algo de muito, muito gay no jeito como eles fetichizam aparência e academia.”

Harron também comentou a influência das redes sociais, como o TikTok, na distorção da mensagem original: “As pessoas veem um homem bonito, com ternos caros e poder, e param aí. Mas Bateman é ridículo. A cena em que ele tenta falar sobre hip hop em uma boate é constrangedora.”

Para ela, o filme é uma crítica a uma sociedade predatória — e a situação hoje, segundo a diretora, seria ainda pior. “Os ricos estão muito mais ricos, os pobres muito mais pobres. E agora ainda celebram abertamente o racismo e a supremacia branca. Nunca imaginei viver isso.”

Novo filme em produção

Uma nova adaptação do livro está em desenvolvimento com direção de Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome, Challengers) e roteiro de Scott Z. Burns. Austin Butler é cotado para interpretar Patrick Bateman, mas o elenco ainda não foi confirmado oficialmente.

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, Aline Carlin Cordaro é interessada por moda, cinema, música, política internacional, beleza e viagens. Com passagem na redação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e no TCESP, Aline já comandou seu próprio podcast e atuou como fotógrafa. Atualmente, é mãe de pets e redatora da Rolling Stone em tempo integral.

Sugestões: [email protected]

TAGS: american psycho, Christian Bale, Mary Harron, patrick bateman, Psicopata Americano