ANTI-GUERRA

Kneecap rebate críticas de Sharon Osbourne com recado à altura

Grupo irlandês que mostrou apoio à Palestina no Coachella sugere à crítica que ouça a mensagem anti-guerra de “War Pigs”, do Black Sabbath

Daniela Swidrak (@newtango)

Sharon Osbourne e o trio norte-irlandes Kneecap
Sharon Osbourne e o trio norte-irlandes Kneecap - Sharon Osbourne por Matt Winkelmeyer/Getty Images | Kneecap por Kate Green/Getty Images para BFI

O grupo de hip hop Kneecap respondeu às críticas sobre suas declarações pró-Palestina feitas durante o Coachella — e ainda deixou um recado direto para Sharon Osbourne:

Ela devia ouvir ‘War Pigs’, do Black Sabbath.”

Em mensagem enviada à Rolling Stone EUA, o integrante Mo Chara afirmou que a banda de Belfast defende a causa palestina desde sua fundação, em 2017, muito antes do agravamento do conflito em outubro de 2023.

A ocupação brutal e a opressão contra o povo palestino já duram 77 anos. Nós sentimos a obrigação de usar nossa plataforma para chamar atenção a isso”.

Durante o show no festival, mensagens como “Free Palestine” e “Israel está cometendo genocídio contra o povo palestino” foram projetadas no telão, com críticas diretas também ao governo dos Estados Unidos, descrito como cúmplice por fornecer armas e apoio militar a Israel.

Mo Chara reforçou a importância do gesto: “Foi essencial falar no Coachella, já que os EUA são os principais financiadores do genocídio em Gaza. Como disse no palco: ‘O governo americano poderia acabar com isso amanhã’”.

Entre os que se manifestaram contra a performance está Sharon Osbourne, que publicou um longo texto nas redes sociais criticando o Kneecap e a organização do festival, além de pedir publicamente a revogação do visto de trabalho do grupo.

A resposta veio afiada: “A declaração dela tem tantos furos que nem vale a pena responder ponto a ponto, mas ela podia ouvir ‘War Pigs’, escrita pelo Black Sabbath (banda do marido dela)”, disse Chara. A faixa, com letra de Geezer Butler e vocal de Ozzy Osbourne, é um clássico anti-guerra com versos que denunciam a lógica destrutiva dos conflitos armados.

O artista ainda destacou a recepção do público:

Os gritos de ‘Free Palestine’ durante nosso show foram uma mensagem de solidariedade do povo americano ao povo de Gaza — um desejo por justiça, apesar das ações do próprio governo”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Socialist Voice (@socialistvoice)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por KNEECAP (@kneecap32)

 

+++ LEIA MAIS: Kneecap: o trio que está sacudindo a cultura jovem na Irlanda do Norte — e além

+++ LEIA MAIS: Diretor que venceu Oscar está desaparecido após ação de soldados israelenses, diz colega

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: black sabbath, coachella, Geezer Butler, kneecap, Mo Chara, Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne