EXPLICAÇÃO

Entenda o que aconteceu com a Profetisa em The Last of Us

Figura central na origem dos Serafitas, a Profetisa de The Last of Us guarda segredos que a série pode aprofundar

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Entenda o que aconteceu com a profetisa em The Last of Us
Entenda o que aconteceu com a profetisa em The Last of Us - Reprodução

Durante o terceiro episódio da segunda temporada de The Last of Us, temos a apresentação de um novo povo. Até o momento, as únicas características que a série apresentou sobre eles foram: parecem ser nômades, se comunicam por meio de assobios, tem cicatrizes no rosto e acreditam em uma profetisa já falecida. 

A vantagem de ter um material anterior a produção, vem da facilidade para “matar a ansiedade” e saber os caminhos que a série pode tomar. Confira abaixo os detalhes sobre este novo povo, conhecido como Serafitas.

ATENÇÃO: Esse artigo possui spoilers do jogo The Last of Us Part II  

Tudo o que sabemos sobre a profetisa, segundo o jogo

Logo após o surto de Cordyceps, uma figura conhecida apenas como a Profetisa fundou a religião Serafita, baseada em ideais de igualdade, rejeição aos prazeres físicos e à tecnologia. Ela conquistou seguidores fervorosos de cultistas que cortavam o rosto como demonstração de lealdade. A ameaça de seus ensinamentos levou a W.L.F. a capturá-la e executá-la antes dos eventos da segunda temporada de The Last of Us.

Embora nunca apareça diretamente em The Last of Us Part II, a influência da Profetisa é revelada por murais e pelos relatos de personagens como Lev e Yara. Enquanto Yara explica que os Serafitas acreditam ser guiados pelo amor da Profetisa, Lev destaca que o grupo se desviou dos princípios originais após sua morte. Com o controle dos Anciões, os ensinamentos foram corrompidos, tornando-se mais violentos e permitindo práticas abusivas, como a escolha de esposas menores de idade.

O legado da Profetisa, cheio de contradições e mistérios, pode ser ainda mais explorado na adaptação da série.

Qual é a história de The Last of Us?

Baseada no jogo homônimo de videogame, The Last of Us é situada cerca de vinte anos após a destruição da civilização moderna e apresenta Joel, um sobrevivente grosseiro, contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva.

No entanto, o que seria apenas mais um trabalho para Joel acaba se transformando em uma jornada perigosa e, para sobreviver, tanto o contrabandista quando a menina, precisarão aprender a confiar um no outro.

Na segunda temporada da série, inspirada pela trama de The Last of Us: Part IIjogo de 2020, Pascal Ramsey ganham a companhia de Kaitlyn DeverCatherine O’Hara(Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice), Jeffrey Wright (What If…?), Isabela Merced (Madame Teia), Young Mazino (Treta), Danny Ramirez (Falcão e o Soldado Invernal), Taty Gabrielle (Uncharted: Fora do Mapa), Ariela Barer (Fugitivos) e Spencer Lord (Riverdale).

LEIA TAMBÉM: Os quatro filmes que mais impactaram o papa Francisco – e onde assisti-los


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: a profetisa, Serafitas, the last of us