Lorde fala sobre impacto de Charli XCX em seu novo trabalho: ‘Me deu um impulso’
Cantora neozelandesa fala sobre como a colaboração com Charli e a força do álbum BRAT influenciaram a criação de Virgin, previsto para junho
Daniela Swidrak (@newtango)
Em meio aos preparativos para o lançamento de Virgin, seu novo álbum previsto para 27 de junho, Lorde abriu o jogo sobre como Charli XCX acabou se tornando uma peça importante nesse processo criativo.
Tudo começou com o remix inesperado de “Girl, so confusing”, faixa originalmente presente no álbum BRAT, de Charli. A colaboração — que surgiu de uma troca honesta entre as duas artistas — não só gerou uma das músicas mais comentadas do ano, como também ajudou Lorde a redefinir os caminhos que queria seguir.
“BRAT me deu um gás que eu nem sabia que precisava”, contou a neozelandesa em entrevista à BBC Radio 1.
A Charli foi tão precisa, tão clara na construção estética e emocional do disco, que isso me desafiou a entender melhor o que eu mesma estava fazendo. Percebi que era algo completamente diferente — e tudo bem ser assim. Quando uma artista do seu nível lança algo tão forte, é impossível não se sentir provocada de forma positiva. Conversei com vários colegas que sentiram o mesmo. É genial o que ela fez, e sou muito grata por isso”.
Lorde contou que já vinha compondo de forma mais crua e vulnerável — e que a experiência de dividir a faixa com Charli só fortaleceu essa abordagem.
“BRAT veio com essa entrega visceral, só que de outro ângulo. Estar nesse espaço de vulnerabilidade junto com ela no remix foi algo forte. A resposta das pessoas me confirmou: esse é um bom lugar criativo pra estar”.
Ver essa foto no Instagram
Curiosamente, a versão original de “Girl, so confusing” já tinha uma conexão direta com Lorde: Charli revelou que a música foi inspirada por uma certa inveja do sucesso de “Royals”, hit que lançou Lorde ao estrelato em 2013.
Essa frustração virou verso: “Dizem que a gente se parece / Que temos o mesmo cabelo / A gente fala sobre música / Mas não sei se é sincero”.
Logo após o lançamento de BRAT, Charli lançou uma nova versão da música com participação de Lorde, que chega abrindo o jogo: “Pra ser sincera, fiquei sem palavras / Quando ouvi seu áudio / Você me contou como estava se sentindo / Vamos resolver isso no remix”.
Segundo Charli, o feat não foi planejado — e nem partiu dela:
Um dia antes do álbum sair, mandei um áudio pra ela. E ela respondeu na hora: ‘Meu Deus, eu não sabia que você se sentia assim. Me desculpa mesmo.’ E aí falou: ‘Sabe, talvez eu devesse entrar nessa música.’ Nem precisei perguntar. A maior parte do disco já estava fechada, mas algumas coisas simplesmente aconteceram. O remix com a Lorde foi uma delas. Levou só três dias pra tudo ficar pronto”.
Lorde também celebrou a espontaneidade do encontro: “Acho lindo que a gente realmente resolveu tudo no remix. Tem algo bem brat nisso — meio meta, super atual. Só a Charli mesmo pra fazer isso acontecer”.
+++ LEIA MAIS: Lorde toca ‘What Was That’ para fãs em NY após policiais impedirem aglomeração
+++ LEIA MAIS: Charli XCX decreta o fim do ‘Brat Summer’ e passa o bastão
+++ LEIA MAIS: Lorde exalta novo álbum de Charli XCX: ‘Tem ninguém igual essa va***’