MET MONDAY

Met Gala 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento

Baile beneficente acontece nesta segunda (5) e destaca a alfaiataria e o estilo negro

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Metropolitan Museum of Art (Foto de Alexi Rosenfeld/Getty Images)
Metropolitan Museum of Art (Foto de Alexi Rosenfeld/Getty Images)

O Met Gala 2025 acontece nesta segunda-feira, 5 de maio, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O evento abre a nova exposição do Costume Institute, braço de moda do museu, com o tema “Superfine: Tailoring Black Style”. A noite terá transmissão ao vivo pela Vogue a partir das 19h (horário de Brasília), com cerca de 450 convidados das áreas de moda, música, cinema, arte, esportes, tecnologia e negócios.

Qual é o tema do Met Gala 2025?

A exposição “Superfine: Tailoring Black Style” aborda a relação entre alfaiataria e identidades negras na diáspora atlântica, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. A curadoria é de Monica L. Miller, autora do livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, publicado em 2009.

A mostra marca a primeira exposição do Costume Institute em mais de 20 anos dedicada exclusivamente à moda masculina. A proposta parte da ideia de que o estilo foi, historicamente, usado como ferramenta de opressão e também de afirmação e resistência. Segundo Miller, o dandismo negro ressignificou o uso da moda como resposta ao controle e à objetificação sofrida por pessoas negras desde os séculos 17 e 18.

met gala
NOVA YORK, NOVA YORK – 5 DE MAIO: Uma visão dos looks exibidos durante a coletiva de imprensa do Met Gala 2025, que celebra “Superfine: Tailoring Black Style”, no Metropolitan Museum of Art, em 5 de maio de 2025, na cidade de Nova York. (Foto de Slaven Vlasic/Getty Images)

 

Qual é o dress code?

O código de vestimenta oficial é “Tailored for You” (“Feito sob medida para você”). A proposta é oferecer uma orientação ampla, aberta à interpretação criativa por parte dos convidados, sem limitar a paleta de cores ou cortes. A expectativa é que o tapete vermelho apresente versões variadas de moda de alfaiataria.

Quem são os copresidentes?

A edição de 2025 terá cinco copresidentes: Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James. Pharrell, que também assina a produção e o conceito visual de parte do evento, disse à Vogue que deseja criar uma noite que reflita a resiliência e a genialidade negra e parda em diversos campos, incluindo a arte, a arquitetura, a literatura, o esporte e os negócios.

O comitê organizador também reúne nomes como Simone Biles, Spike Lee, Ayo Edebiri, Doechii, Usher, Tyla, Janelle Monáe, André 3000, Chimamanda Ngozi Adichie e o dramaturgo Jeremy O. Harris.

“Quero que pareça a noite de poder mais épica, um reflexo da resiliência negra em um mundo que continua a ser colonizado. É muito importante para mim ter pessoas negras e pardas bem-sucedidas de todos os tipos na sala: não apenas atletas, atores e atrizes, artistas, mas também autores, arquitetos e pessoas do mundo das fintech.

Temos que investir uns nos outros. Temos que nos conectar, porque será preciso que todos unam a força da genialidade negra e parda em uma força sólida e confiável”, disse Pharrell Williams à Vogue.

Como assistir ao Met Gala?

A transmissão ao vivo será feita no canal da Vogue americana no YouTube, a partir das 19h (horário de Brasília). A cobertura contará com comentários e entrevistas conduzidas por Teyana Taylor, La La Anthony, Ego Nwodim e Emma Chamberlain.

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, Aline Carlin Cordaro é interessada por moda, cinema, música, política internacional, beleza e viagens. Com passagem na redação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e no TCESP, Aline já comandou seu próprio podcast e atuou como fotógrafa. Atualmente, é mãe de pets e redatora da Rolling Stone em tempo integral.

Sugestões: [email protected]

TAGS: met gala