'Dia Um'

The Last of Us: O que acontece no quarto episódio da 2ª temporada?

Ellie e Dina chegam a Seattle, mas encontram vários obstáculos antes que possam ir até Abby — e ainda mais problemas do que esperavam

ALAN SEPINWALL

The Last of Us (Foto: Reprodução)
The Last of Us (Foto: Reprodução)

Este texto contem spoilers sobre o quarto episódio da 2ª temporada de The Last of US, já disponível na Max.

A história do quarto episódio da 2ª temporada de The Last of Us começa em Seattle, Estados Unidos, no ano de 2018 — um passado um tanto distante para nós, mas bem no meio do mundo arruinado pelo cordyceps para os personagens da série — enquanto conhecemos Isaac, um soldado que acaba de desistir do posto na Agência Federal de Resposta a Desastres (Fedra).

Ele leva seus colegas fascistas a uma emboscada, mata todos eles, exceto um, e se junta a um líder da resistência chamado Hanrahan* para formar o que se tornará conhecida como Frente de Libertação de Washington, a WLF — grupo também chamado de Lobos ao qual Abby e seus amigos pertencem.

*Isaac e Hanrahan são interpretados, respectivamente, por Jeffrey Wright e Alanna Ubach. Este é agora o quarta produção da HBO com Wright em pelo menos um papel recorrente. Ubach, por sua vez, já esteve em outras duas séries, mas nunca teve um papel fixo antes.

Devido à mudança de tempo e foco, é fácil se perguntar por um momento se o episódio será uma nova versão de “Por Muito, Muito Tempo”, o episódio da primeira temporada premiado com o Emmy sobre a história de amor pós-apocalíptica de Bill e Frank.

Mas Isaac só tem uma outra grande cena após os créditos de abertura, uma situação bem cliché de um vilão (ou, pelo menos, um antagonista) proferindo um monólogo autobiográfico enquanto se prepara para torturar alguém. Neste caso, a vítima é um membro capturado dos Serafitas, a seita religiosa apresentada no episódio da semana passada, que não se deixa abalar pela tortura, convencido de que sua causa é a justa e que seu lado está destinado a vencer porque integrantes da WLF frequentemente se tornam Serafitas, mas nunca o contrário.

Além disso, nosso foco está totalmente em Ellie e Dina, passando o que é indicado como seu primeiro dia na cidade natal de Frasier Crane. Assim como na breve visão dos Serafitas na semana passada e nas cenas anteriores envolvendo Abby, Tommy e outros, faz parte desta temporada expandir seu ponto de vista além do que Ellie (e, antes de morrer, Joel) está aprontando.

Até agora, o sucesso tem sido misto. Há excelentes atores envolvidos nessas mudanças de foco, como Wright ou Kaitlyn Dever, mas essas cenas são tão breves e intermitentes que todos esses novos personagens (ou aqueles anteriormente menores como Tommy) parecem muito mais frágeis e menos essenciais até este ponto do que Ellie — e agora Dina.

Não coincidentemente, este episódio — o ponto médio da 2ª temporada, mas não da história que terá uma terceira leva de capítulos — é mais forte quando enfatiza Ellie e a pessoa que sucedeu Joel como sua companheira de viagem e o relacionamento mais importante de sua vida.

Depois que a dupla conseguiu chegar até Seattle sem incidentes partindo de Jackson, a cidade rapidamente se revela perigosa. Eles encontram um grupo de Lobos que foram massacrados e mutilados pelos Serafitas(*), então são perseguidos por outros Lobos até um túnel de metrô que acaba cheio de infectados.

A engenhosidade de Ellie e sua compreensão de que pode ser mordida sem se transformar mal os tira com vida, e a obriga a contar a Dina a verdade sobre sua imunidade. Embora a escala desta cena não seja tão grande quanto o cerco a Jackson, ainda é maior do que boa parte das ações da 1ª temporada, com dezenas de infectados atacando nossos heróis de forma ágil e implacável.

E como, neste caso, as vítimas em potencial são as duas protagonistas da série (uma antiga, uma mais nova), a sensação é muito mais intensa do que quando era apenas um bando de figurantes glorificados em perigo em Jackson — mesmo que nossos cérebros racionais possam nos dizer que a série não matará outro personagem principal tão cedo após o que aconteceu com Joel.

(*) Se a produção tivesse permanecido apenas com o ponto de vista de Ellie por enquanto, talvez a visão de todos aqueles corpos teria sido ainda mais horripilante e assustadora, já que saberíamos tão pouco sobre suas origens quanto Ellie e Dina. Por outro lado, foi bastante sombrio com contexto e tornou um pouco mais fácil entender os ataques dos Lobos.

Entre a sequência prolongada de perseguição, o flashback inicial e Isaac torturando o Serafita, parece que The Last of Us está tentando compensar pela calma relativa de seu episódio anterior. Ainda assim, o show permanece em sua forma mais potente quando foca nas relações ao invés de um fluxo simulado; há aqui algumas cenas excepcionais entre Ellie e Dina.

Quando a dupla encontra uma parte tranquila da cidade para se esconder, fica confusa com as bandeiras LGBT+ e sinais na vizinhança. Ellie sempre foi queer, e Dina revela mais tarde que sempre soube que era bissexual, mas reprimiu essa parte dela mesma porque sua mãe a convenceu. Mas enquanto ambas sabem certas coisas sobre o mundo antes dos cordyceps — lembramos que Ellie é uma nerd espacial; aqui ela compara os esqueletos queimados que encontram em um tanque abandonado à tripulação condenada da Apollo 1 — há muitas ideias familiares das nossas vidas que são absolutamente estrangeiras para elas.

Se Dina tivesse crescido em um lugar com bandeiras do arco-íris e desfiles, talvez ela pudesse ter contestado sua mãe ou não teria se sentido tão determinada a ficar com Jesse; ela gosta dele, mas não ama. Mas enquanto ela está sentada na loja de discos ouvindo Ellie tocar “Take On Me”(*), clássica synth-pop dos anos 80 da banda a-ha, ela parece tão apaixonada por Ellie quanto a personagem estava por Dina durante a estreia da temporada.

(*) “Take On Me” sempre foi uma favorita dos supervisores musicais e escritores de certa idade. Foi usado memoravelmente no início deste ano no episódio final da série Adolescência da Netflix e já tem alguma história na HBO pela sua aparição na última temporada de The Leftovers.

E uma vez que Dina aceita que Ellie realmente é imune ao cordyceps, todos os sentimentos dela transbordam com uma notícia que deveria mudar tudo: Dina está grávida. Ela está grávida e está apaixonada por Ellie; elas começam a falar sobre a ideia de criar esse bebê juntas. (Ellie: “Caramba! Vou ser pai!”)

Seria adorável se não fosse tão absolutamente estúpido da parte delas. Permanecer ali depois que ficou claro que os Lobos eram muito maiores em número e mais perigosos do que se imaginava. Mas quando a gravidez se torna aparente — uma gravidez que Dina quer muito que se concretize — a única opção é subir na Shimmer e cavalgar os milhares de quilômetros de volta para Jackson. Ir direto para lá. Não parar.

Não é como se The Last of Us fosse a primeira história sobre falhas trágicas levando a consequências indesejadas. Se Joel estivesse por perto de alguma maneira, ele ordenaria sair dali. Mas essa confusão com Abby começou porque ele fez algo terrível e impulsivo que sabia que Ellie não aprovaria se estivesse acordada. Pessoas magoadas magoam outras pessoas. Mesmo aquelas empolgadas em se tornar pais.

O fato de elas insistirem em ficar não é necessariamente uma falha da série. Sabemos o quanto Ellie amava Joel. Sabemos que ela é jovem, impulsiva e irracional. É totalmente plausível que ela esteja cega demais pela vingança para enxergar o curso certo de ação, mesmo agora. E em apenas quatro horas, os roteiristas desenharam Dina com clareza suficiente para que entendamos por que seu amor por Ellie, assim como seu próprio vínculo com Joel, sobrepujariam seu bom senso.

Mas, se for crível pela forma como esses personagens foram construídos, ainda é frustrante, porque é a única história real da temporada. E se a vingança em um mundo pós-apocalíptico já parecia irrelevante, agora parece exponencialmente mais.

Artigo publicado em 5 de maio de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.

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