DIA DO AUTOMÓVEL

10 filmes perfeitos para quem ama carros, segundo a Rolling Stone

Lista reúne filmes com boas cenas de perseguição, corridas, histórias de superação e todas as características essenciais para quem gosta de velocidade

Rodrigo Tammaro

Relâmpago McQueen, de Carros, e Brad Pitt no set de F1 (Foto: Divulgação e Kym Illman/Getty Images)
Relâmpago McQueen, de Carros, e Brad Pitt no set de F1 (Foto: Divulgação e Kym Illman/Getty Images)

Em maio, é celebrado o Dia do Automóvel. A data foi oficializada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1934 como uma homenagem à primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia em questão liga a cidade do Rio de Janeiro (que na época era a capital do país) a Petrópolis e foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

“Fica considerado 13 de maio como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem, em comemoração à abertura da primeira rodovia entre a Capital da República e a cidade de Petrópolis, construída por iniciativa do Automóvel Club do Brasil, sob o patrocínio dos poderes públicos”, diz um trecho do decreto de Vargas. Para celebrar a data, a Rolling Stone elaborou uma lista com os 10 filmes (e uma menção honrosa) perfeitos para quem ama carros. Confira a seguir.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Se você é apaixonado por automóveis, provavelmente qualquer filme da franquia Velozes e Furiosos vai te agradar. O terceiro capítulo, no entanto, traz algumas diferenças. Ele conta a história de Sean Boswell, um adolescente problemático que encontra alegria nas corridas de rua, embora a atividade tenha criado problemas com a polícia. Para evitar a prisão, ele é enviado a Tóquio, onde passa a morar com o pai. Na nova cidade, Sean é apresentado as corridas de drift, que misturam velocidade com manobras de derrapagens.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio foge da história principal da franquia, o que resultou em algumas críticas. No entanto, o filme apresenta uma trama fechada, introduz o drift e traz Vin Diesel de volta a saga. Por isso, é lembrado pelo público com carinho.

Se Meu Fusca Falasse (1968)

O clássico da Disney traz Herbie, um Fusca branco com personalidade própria descoberto pelo piloto azarado Jim Douglas e o mecânico Tennessee Steinmetz. Juntos, eles formam uma equipe improvável, mas com talento para vencer corridas, o que atrai o olhar invejoso do revendedor Peter Thorndyke. Se Meu Fusca Falasse traz uma mensagem sobre apoio enquanto garante as cenas divertidas e de corridas emocionantes. É o filme perfeito para quem cuida do carro como se fosse um amigo.

Carros (2006)

Outro clássico, Carros introduz o icônico Relâmpago McQueen, um carro de corrida tão veloz quanto arrogante. No auge da fama, ele se perde e acaba preso na decadente cidade de Radiator Springs. Lá, depois de muitos desentendimentos, McQueen encontra a equipe dos sonhos e aprende o valor da amizade e do trabalho em coletivo.

Speed Racer (2008)

Inspirado no mangá que deu origem a uma animação nos anos 1960, o filme acompanha a história de Speed, um jovem piloto que sonha em repetir o sucesso do irmão mais velho Rex, morto durante uma corrida. Ele corre com auxílio da família comanda o Mach 6, uma máquina ultraveloz criada pelo pai dele como uma evolução do icônico Mach 5. Ao recusar uma proposta da Royalton Industries, Speed conhece os bastidores, a corrupção e a manipulação no mundo das corridas. Determinado a limpar o nome da família e batalhar por um campeonato mais justo, ele enfrenta a morte e esbanja talento em cenas eletrizantes.

O filme não é exatamente um sucesso de crítica e foi muito questionado por exagerar nos efeitos especiais enquanto o enredo é pouco elaborado. Ainda assim, traz personagens clássicos que marcaram a infância de muita gente.

Ford vs Ferrari (2019)

Baseado em uma história real, o filme acompanha a rivalidade entre duas gigantes do automobilismo: Ford e Ferrari, que protagonizaram uma verdadeira competição a parte nos anos 1960. Depois de ser rejeitada em uma tentativa de compra da Ferrari, a Ford decide construir um carro capaz de derrotar os italianos na pista das tradicionais 14 Horas de Le Mans de 1966. Para o plano dar certo, o designer Carroll Shelby é contratado e traz o reforço do impulsivo piloto Ken Miles. Juntos, eles enfrentam desafios técnicos e burocráticos para desenvolver o lendário Ford GT40.

Rush: No Limite da Emoção (2013)

O filme retrata a intensa rivalidade entre dois dos principais pilotos da Fórmula 1 nos anos 1970: o carismático e impulsivo James Hunt, e o metódico e disciplinado Niki Lauda. A trama acompanha especialmente a temporada de 1976, conhecida como uma das mais marcantes da história do automobilismo. Lauda sofre um acidente grave e quase fatal, mas volta às pistas contra todas as expectativas e dá continuidade à disputa com Hunt. Com atuações marcantes e cenas de corrida eletrizantes, o filme equilibra adrenalina e profundidade emocional.

Em Ritmo de Fuga (2017)

O filme acompanha o jovem e talentoso motorista Baby, que ajuda criminosos em fuga. No entanto, por sofrer com um zumbido no ouvido, ele usa a música para se concentrar e manter o ritmo. Trabalhando para o chefão do crime chamado Doc, o motorista sonha em deixar essa vida para trás e conhece a garçonete Debora, por quem se apaixona. Mas a mudança não será fácil. Para isso, ele precisará executar uma última missão que coloca todos em risco. Aclamado pela crítica, Em Ritmo de Fuga mistura música e adrenalina em perseguições repletas de ação.

Drive (2011)

Outro sucesso de crítica, Drive conta a história de um habilidoso motorista que trabalha como dublê em cenas de perseguição de Hollywood. Nas horas vagas, ele também usa o talento em fugas de assaltos, sempre procurando se manter distante dos maiores riscos.

Tudo muda quando o piloto se envolve com uma vizinha cujo marido acabou de deixar a prisão e está em dívida com os criminosos. O motorista decide ajudar em um último assalto, mas o plano dá errado e coloca todos em perigo.

Tron: O Legado (2010)

O filme dá continuidade ao longa de 1982 e acompanha Sam, filho do famoso programador de jogos de computador, Kevin Flynn. Ele suspeita do desaparecimento do pai e é levado a um fliperama, onde acaba puxado para dentro do mundo cibernético. Lá ele encontra Kevin e juntos eles procuram uma forma de voltar ao mundo real enquanto enfrentam um ecossistema focado em destruí-los.

Tron: O Legado não é exatamente um longa sobre carros e muito menos um bom exemplo de obra com críticas positivas. Ainda assim, os visuais são impressionantes e as cenas com as famosas motos de luz podem valer a pena. Isso sem contar que o filme ganhará uma terceira parte, Tron: Ares, que estreia no Brasil em outubro de 2025.

60 Segundos (2000)

Randall “Memphis” Raines, um lendário ladrão de carros aposentado, é forçado a voltar à ativa quando seu irmão mais novo se envolve com criminosos perigosos. Ele é capaz de salvá-lo, mas para isso precisa roubar 50 carros de luxo em uma única noite. Com a ajuda dos antigos companheiros, ele enfrenta uma verdadeira corrida contra o tempo enquanto é perseguido por um detetive persistente. 60 Segundos é mais um clássico repleto de ação e velocidade, e ainda traz carros icônicos como um Ford Shelby GT500.

Menção honrosa: F1 (2025)

F1 ainda não estreou, mas vale a atenção. O filme segue piloto de Fórmula 1 veterano Sonny Hayes, que volta da aposentadoria para orientar um jovem colega de equipe. Sonny  está sempre disposto a encarar todos os riscos e elabora uma estratégia para colocar a equipe ApexGP no topo. Para isso, ele precisará contar com o apoio de todos os colaboradores e demonstrar que o sucesso está muito além das pistas.

Estrelado por Brad Pitt e produzido pelo heptacampeão Lewis Hamilton, o longa conta com a participação de pilotos reais da categoria e foi gravado durante as corridas. A estreia nos cinemas brasileiros acontecerá no dia 26 de junho

+++LEIA MAIS: Senna, minissérie sobre Ayrton Senna, vence o Prêmios Platino 2025

+++LEIA MAIS: Tron: Ares ganha primeiro trailer e confirma data de estreia; assista

Formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Tammaro é o tipo de pessoa que tem uma playlist para cada situação. Foi estagiário da Rádio USP e da CNN Brasil. Na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, entretenimento e, de vez em quando, sobre videogames.
TAGS: carros, corrida, Dia do Automóvel, f1, Ferrari, filmes, ford, LISTA, Velozes e Furiosos