ALEGAÇÃO

Yamandu Costa é acusado de agressão física, sexual e psicológica; ele nega

Violonista brasileiro que mora em Portugal teria violentado mulher com quem se relacionava há cerca de três meses; leia nota emitida pelo músico

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Yamandu Costa
Yamandu Costa - Foto: John Parra / Getty Images for LARAS

O violonista brasileiro Yamandu Costa foi acusado de agressão física, sexual e psicológica a uma mulher com quem se relacionava há cerca de três meses em Lisboa, Portugal, onde mora desde 2019. Ela teve a identidade preservada. O músico nega as acusações.

O caso se tornou público por meio de um vídeo gravado pela ativista portuguesa Inês Marinho. Ela é fundadora do movimento Não Partilhes, que atua contra a divulgação de imagens íntimas feitas sem o consentimento de mulheres.

De acordo com a alegada vítima, Yamandu a teria violentado três vezes após a sedar com medicamentos. Ela também acusa o violonista de tê-la agredido pelo menos em duas ocasiões, com um tapa em público em um restaurante, e nas costas diante de um menor de idade.

Em seu vídeo, Inês relata que as supostas agressões de Yamandu contra a mulher teriam começado no início de maio:

“No dia 1º de maio deste ano, em Lisboa, Yamandu agrediu esta mulher em frente ao próprio filho, que é uma criança. No dia seguinte, voltou a agredir esta mulher com um tapa na cara em público no Tejo Bar, onde várias pessoas presenciaram esta agressão. Esta sobrevivente também relata ter sido abusada sexualmente por Yamandu, enquanto estava inconsciente, depois de lhe ter dado comprimidos para dormir.”

Na publicação, também há imagens do que seriam conversas entre Yamandu e a suposta vítima. Nelas, o músico pede desculpas, diz não se lembrar de agressões e depois alega que foi “sem querer”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por inês b marinho (@marinhsss)

 

De acordo com apuração da Folha de S. Paulo, um documento emitido pelo Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses da Catalunha, em Barcelona, onde o caso foi registrado, atesta que “a mulher apresentava hematomas compatíveis com a agressão denunciada”.

A declaração de Yamandu Costa

Em nota oficial, Yamandu Costa nega “veementemente” as acusações. O texto é assinado por ele, pelo escritório de advocacia Almeida Castro, Castro e Turbay Advogados e pelo advogado português Henrique Salinas (via O Globo):

“Recebi com perplexidade e tristeza a informação a respeito de graves alegações. Nego veementemente o teor delas, como também repudio qualquer tipo de violência. Aproveito a oportunidade para me solidarizar com as mulheres vítimas de abusos e informar que colaborarei integralmente com as autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos. Com o intuito de resguardar a verdade, tendo em vista a seriedade do tema, a partir deste momento, meus advogados passarão a tomar as medidas necessárias.”

Gaúcho de Passo Fundo, Yamandu Costa tem 45 anos e é citado como um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo. Entre 2007 e 2023, ele foi casado com a venezuelana e também violonista Elodie Bouny, junto de quem teve dois filhos.

TAGS: yamandu costa