JÁ ERA

Dave Navarro decreta o fim do Jane’s Addiction: ‘Acabou pra sempre’

Após briga violenta no palco com Perry Farrell, Navarro diz que o Jane’s Addiction não tem volta e revela dor por fim trágico da banda

Daniela Swidrak (@newtango)

Dave Navarro e Perry Ferrell com o Jane's Addiction
Dave Navarro e Perry Ferrell com o Jane's Addiction - Ollie Millington/Redferns

A lendária banda de rock alternativo Jane’s Addiction parece ter chegado ao fim — e sem chance de retorno. Quem cravou isso foi o próprio guitarrista Dave Navarro, em uma nova e contundente entrevista à Guitar Player.

Segundo Navarro, o show realizado no dia 13 de setembro de 2024, em Boston, foi o pior da sua carreira — e o que colocou um ponto final no grupo. Na ocasião, uma briga entre ele e o vocalista Perry Farrell explodiu no palco: empurrões, socos e o caos completo diante do público. A apresentação foi encerrada às pressas, e, nos bastidores, a situação piorou. Farrell teria acertado mais um soco em Navarro, dessa vez no rosto.

A turnê — que marcava o retorno da formação clássica após 14 anos, com Navarro, Farrell, o baixista Eric Avery e o baterista Stephen Perkins — foi cancelada logo depois. Apesar de um pedido público de desculpas por parte de Farrell e relatos de que ele buscou ajuda médica após o surto, para Navarro, já era tarde demais.

“Tudo parou de repente”, disse o guitarrista.

Todo o esforço, as horas em estúdio, cruzando continentes, superando minha doença… Tudo isso foi destruído. E não há nenhuma chance de a banda voltar a tocar junta de novo”.

Na mesma entrevista, Navarro ainda relembrou shows memoráveis na Europa pouco antes do colapso, onde, segundo ele, a banda viveu momentos de verdadeira conexão musical.

Sem firulas, só nós quatro e luzes coloridas. A vibe era algo entre Grateful Dead e Radiohead. A melhor fase desde o começo”.

Mas Boston, segundo ele, destruiu tudo.

Prefiro nem citar nomes ou culpar ninguém. Só digo que aquele show foi o fim”.

Apesar do clima de encerramento, rumores recentes indicam que Navarro, Avery e Perkins estariam trabalhando em novas músicas — sem Farrell. Há quem aposte em um possível revival do Deconstruction, projeto paralelo de Navarro e Avery nos anos 90.

Jane’s Addiction já foi indicada duas vezes ao Rock & Roll Hall of Fame, mas nunca entrou. Caso sejam finalmente consagrados, fica a dúvida: será que a banda conseguiria ao menos dividir o mesmo palco uma última vez?

Relembre a briga abaixo:

 

+++ LEIA MAIS: O dia em que Perry Farrell tentou vetar Green Day do Lollapalooza: ‘Boyband’

+++ LEIA MAIS: Integrantes do Jane’s Addiction se unem para fazer música sem Perry Farrell

+++ LEIA MAIS: Dave Navarro se manifesta após o incidente com Perry Farrell em show

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Dave Navarro, deconstruction, Jane’s Addiction, Perry Farrell