REVIRAVOLTA

Arte roubada do túmulo de Jim Morrison é recuperada após 37 anos

Roubado em 1988 do túmulo do vocalista do The Doors, a escultura foi encontrada por acaso durante uma investigação policial sem relação com o caso

Daniela Swidrak (@newtango)

Busto de túmulo de Jim Morrison, roubado há 37 anos, é encontrado
Busto de túmulo de Jim Morrison, roubado há 37 anos, é encontrado - Jim Morrison por Chris Walter/WireImage, foto do busto divulgação

Em um desfecho que parece saído de uma das letras psicodélicas do The Doors, o busto de Jim Morrison, desaparecido desde 1988, ressurgiu em circunstâncias peculiares. A polícia francesa topou com a peça histórica durante operação rotineira sobre fraudes financeiras – provando que Paris ainda guarda segredos do astro.

Criado pelo artista croata Mladen Mikulin, o monumento havia se tornado símbolo da devoção dos fãs no Cemitério Père Lachaise, coberto por mensagens até seu roubo. Agora, a Brigada Financeira devolve à luz esta relíquia, que marcava os 10 anos da morte precoce do cantor, aos 27, em 1971.

O reaparecimento reacende debates não resolvidos: enquanto o atestado oficial aponta morte por infarto na banheira, teorias alternativas – como a do jornalista Sam Bernett sobre overdose em boate – continuam ecoando. A escultura, testemunha silenciosa desse legado controverso, segue tão enigmática quanto o próprio Morrison.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Direction de la Police Judiciaire de la Préfecture de Police (@le36_dpj_pp)

 

+++ LEIA MAIS: Jim Morrison é acusado de estupro por ex-namorada em documentário

+++ LEIA MAIS: Autobiografia de John Densmore: Revelações Inéditas sobre The Doors e Jim Morrison

+++ LEIA MAIS: Por que The Doors foi expulso de programa de TV?

 

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: jim morrison, Mladen Mikulin, the doors