REPERCUSSÃO

Oruam estampa capa de revista internacional: ‘Sou um anti-herói’

Rapper é destaque da revista britânica Dazed e comenta trajetória, críticas e a proposta de censura inspirada em seu nome

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Oruam | Foto: Reprodução
Oruam | Foto: Reprodução

O rapper Oruam, de 24 anos, é o destaque da nova capa da revista britânica Dazed. Na edição, divulgada nesta segunda-feira (2), o artista carioca comenta a chamada “Lei Anti-Oruam”, proposta por parlamentares brasileiros que visa proibir o financiamento público de shows com artistas acusados de promover o crime ou o uso de drogas.

A legislação, que começou a tramitar em 2024, ganhou força após a prisão de outros nomes do funk e do rap, como MC Poze do Rodo, e tem sido apontada como uma tentativa de censura cultural. 

“Tem um projeto de lei com o meu nome, então sou muito famoso. Eles vão se lembrar de mim para sempre”, afirmou à revista.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dazed (@dazed)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dazed (@dazed)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dazed (@dazed)

 

Na entrevista assinada pelo jornalista Felipe Maia, Oruam — nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno — fala sobre como sua trajetória pessoal e familiar moldou sua obra. Filho de Marcinho VP, um dos líderes do Comando Vermelho e preso desde 1996, o rapper conta que teve sua primeira experiência artística no palco durante o lançamento do livro do pai, em 2017:

“Escrevi um poema para o meu pai e ele me pediu para recitá-lo. Quando desci do palco, as pessoas começaram a pedir para tirar fotos comigo.”

Oruam também relembra o impacto da prisão da mãe em 2010 e diz que foi ela quem o incentivou a escrever: ““Minha mãe me fez ser quem sou hoje e costumava me dizer: ‘Um dia, você também vai ser chefe’. Quando mostrei meus primeiros poemas, ela me disse que eu era muito bom nisso. E quem lia, chorava. Se você provoca esse tipo de reação, isso é arte.”

Em 2024, o rapper realizou shows internacionais em Lisboa e Luanda, e agora mira uma expansão de carreira:

“Quero aprender inglês e lançar música nos Estados Unidos e Reino Unido. Meu sonho é gravar com o Justin Bieber.”

A revista também destaca a estética marcante do artista, conhecido pelo cabelo vermelho e pelas referências visuais intensas. “Não consigo ser artista e ser igual a todo mundo. Preciso ser original, preciso ser marcante”, diz.

Na mesma entrevista, Oruam define seu lugar na cena:

“Não consigo descrever esse sentimento. É como se eu tivesse que ser um herói… Na verdade, sou um anti-herói. Pode anotar isso, chefe.”


 

+++ LEIA MAIS: Lei ‘anti-Oruam’: entenda o projeto que proíbe contratação de artistas por apologia ao crime

+++ LEIA MAIS: Rapper Oruam é detido no Rio após manobra arriscada para fugir de blitz policial; entenda

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, Aline Carlin Cordaro é interessada por moda, cinema, música, política internacional, beleza e viagens. Com passagem na redação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e no TCESP, Aline já comandou seu próprio podcast e atuou como fotógrafa. Atualmente, é mãe de pets e redatora da Rolling Stone em tempo integral.

Sugestões: [email protected]

TAGS: Marcinho VP, mc poze do rodo, Oruam