NOTÍCIAS

Polícia descarta crime de ódio em morte de Jonathan Joss

Ator de King of the Hill foi morto a tiros no Texas; marido afirma que ataque teve motivação homofóbica, mas polícia nega

Daniela Swidrak (@newtango)

Ator Jonathan Joss em Parks and Recreation
Ator Jonathan Joss em Parks and Recreation - Reprodução

A polícia de San Antonio, no Texas, declarou que a morte do ator Jonathan Joss, conhecido por seu trabalho em King of the Hill e Parks and Recreation, não foi um crime de ódio motivado por homofobia. O ator foi baleado e morto no último sábado (31 de maio), próximo à sua antiga residência, destruída por um incêndio em janeiro deste ano.

Segundo a polícia, os agentes chegaram ao local durante a ocorrência, mas Joss já havia morrido. Sigfredo Alvarez Ceja, de 56 anos, foi preso e acusado formalmente de assassinato.

A declaração oficial do Departamento de Polícia de San Antonio contradiz as alegações de Tristan Kern de Gonzales, marido de Joss, que afirmou nas redes sociais que o ataque teve motivação homofóbica. Gonzales relatou que o casal estava visitando o local do antigo lar para verificar a correspondência quando encontrou o crânio de um dos três cães que haviam morrido no incêndio. O momento causou grande abalo emocional.

Gonzales afirmou que um homem se aproximou, proferiu ofensas homofóbicas e disparou um tiro, atingindo Jonathan, que teria o empurrado para protegê-lo. “Jonathan salvou minha vida”, escreveu Gonzales. Ele também relatou que os dois vinham sofrendo assédio constante de teor homofóbico.

Em resposta, a polícia afirmou que “apesar das alegações online, a investigação atual não encontrou evidências de que o assassinato de Joss esteja relacionado à sua orientação sexual”. No entanto, destacou que novas evidências poderão levar a mudanças nas acusações.

 

Além da carreira como ator — incluindo participações em Tulsa King e no remake de Sete Homens e um DestinoJoss também era músico, integrando a Red Corn Band. Pouco antes de morrer, ele havia publicado nas redes sociais sobre uma apresentação da banda, agradecendo ao público pelo carinho.

A investigação segue em andamento.

+++ LEIA MAIS: A música que fez Dave Grohl superar luto pela morte de Kurt Cobain

+++ LEIA MAIS: Friends, Brooklyn 99 e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Jonathan Joss, parks and recreation, Sigfredo Alvarez Ceja, Tristan Kern de Gonzales