SÉRGIO MALLANDRO APROVA

Kanye West muda nome legalmente para ‘Ye Ye’ e brasileiros vão à loucura

Após virar apenas Ye em 2021, o rapper trocou oficialmente o nome mais uma vez e agora atende por nome familiar aos brasileiros

Daniela Swidrak (@newtango)

Kanye West | Sérgio Mallandro
Kanye West | Sérgio Mallandro - Kanye West ou Ye Ye por MEGA/GC Images | Sérgio Mallandro via Instagram

Kanye West, ou melhor, Ye, resolveu dar mais uma repaginada em sua identidade. Segundo documentos obtidos pelo Page Six na Califórnia, o rapper de “Gold Digger” agora aparece registrado como “Ye Ye” nos papéis oficiais de suas empresas.

A mudança foi assinada por Hussain Lalani, diretor financeiro do artista, que apresentou os novos registros com o nome atualizado. As empresas de Ye, incluindo a Yeezy Apparel, a gravadora Yeezy Records e a Getting Out Our Dreams Inc. já listam “Ye Ye” como gerente ou membro responsável.

Apesar da movimentação nos bastidores, o artista de 24 Grammys ainda não comentou publicamente sobre o novo nome. Nem mesmo nas redes sociais, onde costuma ser bastante ativo (e polêmico), houve qualquer anúncio. O Page Six tentou contato com a equipe de West, mas não obteve resposta.

A última manifestação oficial sobre o assunto veio no início de junho, quando Ye afirmou no X (ex-Twitter) que deixaria de usar o antigo @kanyewest. “Finalmente vou parar de usar o @kanyewest no Twitter porque meu nome é Ye”, escreveu no dia 1º. “Vou criar uma conta ‘ye’ e é isso”.

 

A saga de reinvenções do artista não é novidade. Em 2018, ele já havia declarado que passaria a se chamar Ye, nome que também batizou seu álbum lançado naquele mesmo ano, gravado em seu rancho no Wyoming. Em 2021, a mudança se tornou oficial com aval da Justiça, sob a justificativa de “razões pessoais”.

Em março de 2024, seu então chefe de gabinete, o polêmico Milo Yiannopoulos, chegou a enviar uma carta exigindo que todas as plataformas e veículos se referissem ao artista apenas como Ye, chamando “Kanye West” de “nome de escravo”.

Ye é uma das pessoas mais reconhecíveis do planeta, no mesmo nível que presidentes e papas”, dizia o texto. “Essa decisão não foi tomada levianamente. O nome foi alterado de forma completa, legal e permanente”.

Agora, com “Ye Ye”, o artista parece seguir aprofundando essa jornada de autoafirmação, ou branding, dependendo do ponto de vista. 

Por aqui no Brasil, o povo não deixou passar batido e foi ligeiro na comparação.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sergio Mallandro (@serginhomallandro)

Glu glu.

+++ LEIA MAIS: Quando Psirico recusou gravar música com Kanye West (antes de polêmicas)

+++ LEIA MAIS: A teoria de John Legend sobre o início da ‘decadência’ de Kanye West

+++ LEIA MAIS: A rede social que baniu Kanye West apenas 7 minutos após primeira publicação

+++ LEIA MAIS: Kanye West, com roupa da KKK e colar nazista, diz que ‘não queria ter filhos’ com Kim Kardashian

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Kanye West, ye, Ye Ye, yeezy