MÁXIMO RESPEITO

O baterista brasileiro que mudou a vida de Aquiles Priester

Músico que tocou no Angra e atualmente está no W.A.S.P. revela qual foi sua primeira grande influência nacional no instrumento

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda

Aquiles Priester com o W.A.S.P. no Bangers Open Air 2025 - Foto: Igor Aleixo @aleixoox / Rolling Stone Brasil
Aquiles Priester com o W.A.S.P. no Bangers Open Air 2025 - Foto: Igor Aleixo @aleixoox / Rolling Stone Brasil

Ex-baterista do Angra e atualmente no W.A.S.P., Aquiles Priester é constantemente apontado como um dos maiores nomes brasileiros no instrumento. Ainda assim, ele não deixa de exaltar os que o fizeram chegar lá.

Dentre várias influências ao longo da carreira, o músico destacou em seu perfil oficial no Instagram aquele que “mudou” sua vida e o fez querer tocar bateria: João Barone, dos Paralamas do Sucesso.

De acordo com Aquiles, uma apresentação específica de Barone com os Paralamas, vista pela televisão, foi o divisor de águas em sua relação com o instrumento. Ele conta:

“Há quarenta anos nessa data [12 de janeiro], em 1985, começava o icônico Rock in Rio. Foi naquele evento histórico que assisti, pela televisão, ao show dos Paralamas do Sucesso. A performance de João Barone mudou minha vida para sempre. Quando o vi tocando, soube que queria ser baterista.”

Iron Maiden? Não: Os Paralamas do Sucesso

Aproveitando o gancho em relação aos 40 anos de Rock in Rio, Aquiles comentou sobre o show do Iron Maiden. O grupo inglês também se apresentou na primeira edição do festival carioca e foi um dos destaques.

Para o, à época, garoto Aquiles Priester, no entanto, o Maiden acabou ficando de lado. Segundo ele, o heavy metal ainda não havia entrado em sua vida. Algo que aconteceria em breve, cerca de um ano depois:

“Curiosamente, uma situação engraçada aconteceu enquanto eu acompanhava as reprises pela Rede Globo. Quando começou a reprise do show do Iron Maiden, desliguei a televisão… Achei aquilo tudo muito pesado para mim. No entanto, apenas um ano e meio depois, no dia 29 de setembro de 1986, eles lançaram o álbum Somewhere in Time. E, ironicamente, esse disco mudaria minha vida para sempre.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Aquiles Priester (@aquilespriester)

 

João Barone exalta Aquiles Priester

Exaltado por Aquiles Priester, João Barone também revela admiração por seu ilustre fã. O baterista dos Paralamas do Sucesso já emitiu opinião em suas redes sociais sobre o músico de heavy metal e foi bastante elogioso.

Veja o que disse Barone sobre Aquiles, em 2020:

“Se você muito modestamente diz que começou a tocar bateria depois de me ver no Rock in Rio em 1985, eu digo sem modéstia: te ver tocar é uma inspiração, eu sou apenas mais um dos teus fãs, você levou a bateria para um outro patamar e botou o Brasil no mapa do metal e da bateria mundial. Honra ao mérito!”

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joao Barone (@joao.barone_oficial)

 

+++ LEIA MAIS: As mais de 30 músicas tocadas pelos Paralamas do Sucesso em show no Allianz Parque
+++ LEIA MAIS: Os Paralamas do Sucesso: as 20 músicas mais ouvidas na Deezer
+++ LEIA MAIS: O brasileiro que diz ter feito o show mais importante da vida no Bangers Open Air

TAGS: angra, aquiles priester, João Barone, os paralamas do sucesso, Paralamos do Sucesso, W.A.S.P., wasp