ENTREVISTA RS

A maior dificuldade do Universo DC atualmente, segundo James Gunn

Em entrevista à Rolling Stone, James Gunn falou sobre o lançamento de Superman e os principais desafios de ser a mente criativa DC Studios

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

A maior dificuldade do Universo DC atualmente, segundo James Gunn
A maior dificuldade do Universo DC atualmente, segundo James Gunn - Foto por Kevin Mazur/Getty Images

Com a criação do DC Studios, comando por James Gunn e Peter Safran, muitos fãs ficaram curiosos para saber como os filmes e séries se desenrolariam após anos de projetos fracassados, como Liga da Justiça (2017), Mulher-Maravilha 1984 (2020) e The Flash (2023).

O Universo DC ainda está tomando forma. Após os anúncios dos projetos iniciais, que incluem Supergirl: A Mulher do Amanhã, Cara de Barro e o Monstro no Pântano, o estúdio lançou Creature Comandos em 2024. Porém, 2025 promete ser o principal ano do DC Studios até aqui, com Superman em 10de julho e a segunda temporada de Pacificador, no serviço de streaming Max, em 21de agosto.

Antes de comandar um estúdio, Gunn trabalhou em projetos como roteirista e diretor, que possuíam um escopo menor. Sobre toda essa dinâmica, o cineasta e executivo falou com a Rolling Stone, sobre a sua maior dificuldade na empresa: 

Batman é o meu maior problema em toda a DC no momento. Ele é incrivelmente importante para a DC, assim como a Mulher-Maravilha. Então, além do que estou fazendo nos projetos que estão em andamento, nossas duas prioridades são terminar os roteiros da Mulher-Maravilha e do Batman“, aponta Gunn.

James Gunn relata o ponto essencial para trazer o morcego de volta: 

Batman precisa ter uma razão para existir, certo? Então, não pode simplesmente dizer ‘ah, estamos fazendo um filme dele porque o Batman é o maior personagem de toda a Warner Bros.’, o que ele é. Mas porque há uma necessidade do personagem no DCU e uma necessidade de que ele não seja exatamente igual ao Batman do Matt [Reeves, diretor de The Batman, de 2022], disse. 

E Gunn continua: “Não estou interessado em um Batman engraçado e exagerado, na verdade. Então, estamos lidando com isso. Acho que realmente sei o que é — estou apenas negociando com o roteirista para garantir que possamos torná-lo realidade.”

Ele comenta que essa dificuldade não é um padrão e que  a personagem da Mulher-Maravilha, por exemplo, não teve tantas representações no audivisual

“Todas as histórias do Batman já foram contadas. Parece que metade dos quadrinhos da DC lançados nos últimos 30 anos têm o Batman. Ele é o super-herói mais famoso e popular do mundo. E as pessoas o adoram porque ele é interessante, mas ter tanto dele por aí pode torná-lo chato. Então, como você cria essa propriedade que é divertida de assistir?”, complementa.

James Gunn também informa que, no momento, o título de seu filme sobre o herói permanece sendo Batman: The Brave and the Bold e que a continuação do longa The Batman, dirigido por Reeves e estrelado por Robert Pattinson, prossegue em desenvolvimento.  

LEIA TAMBÉM: Que horas estreia Homem com H no catálogo da Netflix?


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: batman, Batman: The Brave and the Bold, dc, James Gunn, mulher maravilha DCU, the batman