Cowboy McCartney!

Beyoncé agradece Paul McCartney por “escrever uma das melhores músicas de todos os tempos”

A cantora homenageou o ex-Beatle pela canção “Blackbird”, que ganhou nova vida em Cowboy Carter

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Beyoncé agradece Paul McCartney por “escrever uma das melhores músicas de todos os tempos”
Beyoncé agradece Paul McCartney por “escrever uma das melhores músicas de todos os tempos” - Kevin Winter/Getty Images

Beyoncé encerrou com chave de ouro a passagem de seis shows da turnê Cowboy Carter pelo Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, na última segunda-feira (3). Nas redes sociais, ela celebrou o momento histórico e fez uma homenagem especial a um dos maiores nomes da música britânica: Paul McCartney.

“Obrigada, Sir Paul McCartney, por escrever uma das melhores músicas já feitas”, escreveu Beyoncé no Instagram. “Sempre que canto, me sinto profundamente honrada.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Beyoncé (@beyonce)

 

A faixa em questão é “Blackbird”, clássico dos Beatles lançado no White Album (1968), regravado por Beyoncé em seu premiado e histórico álbum Cowboy Carter.

A artista também publicou fotos usando calça com franjas e uma camiseta branca estampada com dois pássaros pretos — uma criação de Stella McCartney, filha do ex-Beatle. “É um momento de ciclo completo vestir algo desenhado pela filha linda dele.”

Beyoncé ainda agradeceu ao público britânico: “Obrigada, Londres, por criar memórias inesquecíveis para mim e minha família”, escreveu, antes de deixar um recado: “Nos falamos quando eu estiver em turnê novamente!”

Paul McCartney já havia elogiado publicamente a versão de Beyoncé para “Blackbird”. “Fico muito feliz com o resultado. Acho que ela fez uma versão magnífica, que reforça a mensagem pelos direitos civis que me inspirou a compor a música”, escreveu ele ao lado de uma foto com a cantora. “Recomendo a todos que ainda não ouviram que escutem.”

McCartney sempre destacou que compôs “Blackbird” inspirado pelos “Little Rock Nine” — grupo de nove estudantes negros que, em 1957, enfrentaram protestos racistas ao se matricularem na até então escola exclusivamente branca Little Rock Central High School, no Arkansas. A tentativa de impedir a entrada dos alunos gerou a chamada Crise de Little Rock, com o governador Orval Faubus convocando a Guarda Nacional para barrar o acesso dos jovens.

Para o crítico da Rolling Stone, Rob Sheffield, a versão de Beyoncé foi um “golpe de gênio revisionista que traz a história de ‘Blackbird’ para seu desfecho ideal”. “Ela reivindica a canção como se McCartney tivesse escrito para ela. Porque, de muitas formas, ele escreveu mesmo…”, afirmou Sheffield. “‘Blackbird’ sempre esperou por esse momento. E Beyoncé faz a música voar mais alto do que nunca.”

LEIA TAMBÉM: Planet Hemp anuncia turnê de despedida: ‘A última ponta’

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Beatles, Beyoncé, BlackBird, Cowboy Carter, Paul McCartney