NOVIDADE

O Último Azul será o filme de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado

Novidade de Gabriel Mascaro, diretor de Boi Neon (2015) e Divino Amor (2019), é estrelado por Rodrigo Santoro (Bom Dia, Verônica)

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

O Último Azul será o filme de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado
O Último Azul será o filme de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado - Divulgação/Vitrine Filmes

O Último Azul, novo longa de Gabriel Mascaro, de Boi Neon (2015) e Divino Amor (2019), que venceu Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, será o filme de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, com exibição hors concours no dia 15 de agosto, no Palácio dos Festivais. 

A noite de abertura do Festival de Gramado – que nesta edição tem curadoria de Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuário – é uma janela prestigiada de estreia de importantes títulos nacionais com carreira no exterior. 

O Festival de Cinema de Gramado – mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil, que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul – será realizado entre os dias 13 e 23 de agosto na serra gaúcha, com abertura oficial no dia 15. O Festival é realizado pela Gramadotur – Autarquia Municipal de Turismo e Cultura. 

Qual é a história de O Último Azul?

Em O Último Azul, conhecemos Tereza (Denise Weinberg, Greta), que tem 77 anos, reside em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem “desfrutar” de seus últimos anos, permitindo que a juventude produza sem se preocupar com os mais velhos.

Antes do exílio forçado, Tereza embarca numa jornada pelos rios e afluentes para realizar um último desejo que pode mudar seu rumo para sempre. Além de Denise Weinberg, O Último Azul também é estrelado por Rodrigo Santoro (Bom Dia, Verônica). Assista à prévia divulgada:

Quando estreia O Último Azul?

Além de dirigir, Gabriel Mascaro também escreve o roteiro de O Último Azul junto com Tibério Azul (Som Brasil) e com colaboração de Murilo HauserHeitor Lorega, responsáveis pelo vencedor do Oscar Ainda Estou Aqui. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 28 de agosto de 2025

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: berlinale, festival de gramado, gabriel mascaro, O Último Azul, rodrigo santoro